Durante essa quarta-feira (16), o ministro Emmanoel Pereira deve assumir o seu cargo de líder do Tribunal Superior do Trabalho, TST. Em seu depoimento, argumenta que chegou aonde está com muita força e determinação e que tem fé de que irá conseguir uma reforma trabalhista que seja positiva para todos os brasileiros. De acordo com ele, ela é mais que necessária porque permite que haja a modernização no sistema de trabalho brasileiro. Na entrevista para a imprensa, o mesmo afirmou que teve ao menos um número de 15 milhões de decisões trabalhistas no ano de 2021 na pandemia e que a maior parte delas foram de caráter de demissão.
Pereira está assumindo o cargo do TST, que até então estava sendo ocupado pela ministra Cristina Peduzzi, que foi a primeira mulher que conseguiu chegar ao judiciário como cargo de líder – mostrando a força do grupo e representando motivos de expectativas promissoras.
TST
A solenidade em que ele está recebendo o título para o cargo está acontecendo de forma totalmente online tendo a participação da ministra Dora Maria da Costa, como vice-presidente do TST, e do ministro Caputo Bastos, como corregedor-geral da Justiça do Trabalho. Os encontros em sua grande parte não estão mais presenciais devido ao fato de que os riscos de contração do vírus da Covid-19 são maiores. Somente nos últimos 23 meses no Brasil, ao menos 640 mil pessoas morreram de infecção pelo vírus, enquanto ao menos 27 milhões de casos foram registrados.
