A Eletrobras, estatal brasileira que durante o ano de 2021 entrou para os principais projetos de Jair Bolsonaro de privatização, informou para a Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) e na dos Estados Unidos (SEC) que poderia fazer a solicitação para a entrada de bolsas internacionais e, assim sendo, protocolar as ações.
O informado é de que a União passará a deixar de ter 72,33% do capital votante e decisão final de escolha sobre as ações para ter apenas 45% – assim sendo, não seria a maioria e poderia dar a chance de outra empresa comprar 50% ou mais.
A estatal ainda informou que está sujeita a enfrentar as situações do mercado e outros casos. Assim como a Petrobras, também podem começar a se basear em relação ao dólar para os preços. A moeda norte-americana está sendo cotada a R$ 5,58 com queda – mas ainda existe a possibilidade de voltar a flertar com a faixa de R$ 6 em 2022 e vir a impactar novamente nos preços de combustíveis, que já apresentaram altas de 8% durante a última quarta-feira (12).
De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), as ações da Eletrobras estão previstas para serem precificadas já no segundo trimestre deste ano, em abril. O valor estimado para receber em retorno com a precificação está por volta de R$ 26,6 bilhões.
