Carregando...

Maior planta do mundo é descoberta na Austrália

A maior planta do mundo apresentou ampla gama de temperatura, salinidade e condições extremas de luz.

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

A maior planta do mundo foi descoberta em Shark Bay, na Austrália, a cerca de 800 km da cidade de Perth.

De acordo com pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental e da Universidade Flinder, a planta é chamada de Posidonia australis, tem pelo menos 4.500 anos de existência, e se estende por cerca de 180 km.

- Anúncio -

Maior planta do mundo: conheça detalhes da Posidonia australis

Segundo um estudo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B nesta quarta-feira (1), os pesquisadores das universidades estudavam a diversidade genética quando descobriram que a planta se tratava de uma única espécie.

A equipe do estudo chegou a coletar amostras de brotos de ervas marinhas, e examinou 18 mil marcadores genéticos para chegar à resposta.

Destaques sobre *** por e-mail

“A resposta nos surpreendeu – havia apenas uma! É isso, apenas uma planta expandiu mais de 180 km em Shark Bay, tornando-a a maior planta conhecida na Terra”, disse Jane Edgeloe, principal pesquisadora do estudo.

Além disso, Elizabeth Sinclair, outra pesquisadora do estudo, afirmou que a maior planta do mundo parece ter um comportamento resiliente, pois apresentou ampla gama de temperatura, salinidade e condições extremas de luz.

“Condições que juntas seriam muito estressantes para a maioria das plantas”, enfatizou Sinclair.

Habitat para diversas espécies marinhas

Com a descoberta, os pesquisadores também chegaram à conclusão de que a planta fornece um habitat para diversas espécies marinhas como:

  • tartarugas;
  • golfinhos;
  • dugongos;
  • caranguejos;
  • muitos peixes. 

No entanto, há um detalhe que vem intrigando os cientistas: o fato da planta ter um volume tão gigantesco mesmo com a salinidade em certas áreas da região ser o dobro do normal, e a temperatura da água variar entre 5 ºC nas partes mais frias e 30 ºC nas partes mais quentes.

Conforme Elizabeth Sinclair, isso pode ter relação com o fato da planta ter os cromossomos de ambos os pais. 

Em vez de obter metade de seus genes da mãe e metade do pai, ele manteve todos eles”, explicou a pesquisadora.

Por fim, Sinclair acredita que a Posidonia australis atingiu esse tamanho porque é estéril, ou seja, tem capacidade de auto reprodução ao em vez de soltar sementes.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Mulher morre após usar Ozempic para emagrecer na Austrália

Uma mulher de 56 anos morreu após usar os medicamentos Ozempic e Saxenda  com o objetivo de emagrecer antes do casamento de sua filha....

Tesouro romano é descoberto por mergulhador amador no mar de Sardenha

Um impressionante tesouro romano foi descoberto por um mergulhador no fundo mar Mediterrâneo na costa nordeste da Sardenha, na Itália. Trata-se de um rico...

Apresentador de rádio é assassinado em transmissão ao vivo nas Filipinas

O apresentador de rádio Juan Jumalon, de 57 anos, foi assassinado durante uma transmissão ao vivo nas Filipinas. Ele foi surpreendido pelo atirador enquanto...

Pedestre toma choque em lixeira de SP; imagens impressionantes

Um pedestre sofreu um choque elétrico ao encostar em uma lixeira na Rua das Flechas, Jardim Prudência, em São Paulo, na última segunda-feira (30)....
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis