O iFood é o principal delivery do mercado, e conta com um papel importante dentro da venda dos restaurantes. No entanto, cada vez mais está monopolizando as estregas, e os restaurantes já buscam formas de fugir dessa dependência. A solução, nesse caso, é a criação de delivery próprio, para atender seus clientes.
Restaurantes querem deixar a dependência do iFood
De uma forma geral, as entregas via delivery representam até cerca de 30% das vendas nos restaurantes. Esse crescimento, obviamente se deve a pandemia da Covid-19, que alterou a forma como as refeições chegam até as pessoas.
Nesse caso, plataformas como o Rappi e o Uber Eats tiveram um papel fundamental, mas é realmente o iFood que domina esse mercado. Além do mais, o Uber Eats anunciou que não atuará mais no Brasil, abrindo de vez as portas para o concorrente.
E, é justamente nesse cenário que os restaurantes buscam criar também seus próprios sistemas de delivery. O objetivo conta com várias frentes, mas o principal é fugir das taxas de cobranças, que chegam a até 30% do valor do pedido. Outro fator importante é evitar o monopólio e a dependência do iFood, mas sem abandonar a plataforma, apenas criar outras opções.
Além do mais, há a questão da retenção de dados dos clientes. Isso porque os restaurantes não conseguem ter acesso a essas informações, nem criar sua base de dados. Por isso, grandes nomes como Buger King e Bob’s já contam com seu delivery também.
