De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é estimado que a atual frente fria que está localizada no estado de São Paulo seja deslocada para o estado de Minas Gerais, fazendo com que enfrentam uma nova onda de chuvas intensas em fevereiro durante todo o mês. A Defesa Civil do estado também já forneceu alertas para que a população se mantenha atenta e tome algumas preocupações no caso de inundações. Até o final deste sábado (05), é estimado que a cidade de Belo Horizonte registre fortes chuvas.
Em suma, o INMET e a Defesa Civil orientam que o cidadão deixe o carro longe de placas de trânsito e até mesmo de árvores porque podem quebrar ou cair sobre o veículo. Em dias de chuva intensa, a preferência deve ser sempre pelo Home Office se isso for possível para que fique protegido em casa. Os riscos de aquaplanagem aumentam ainda mais se houver a quebra de barro sobre a estrada, por isso, a atenção deve ser redobrada no momento de dirigir com o carro visto que pode escorregar na pista.
Claudemir argumenta que a zona da Mata Minerais deve ser a mais prejudicada com as intensidades de chuvas durante o mês de fevereiro.
O estado já vinha enfrentando o excesso de chuvas durante o mês de janeiro, tanto que algumas cidades tiveram a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) emergencial. A Bahia também está na mesma situação.
