Brasil – 01/02/2022- Mais de 3.000 caminhoneiros brasileiros, argentinos e uruguaios estiveram presos na fronteira entre Chile e Argentina devido a negligência e atraso dos exames de motoristas de caminhão para testar infecção por Covid-19.
Segundo blog do caminhoneiro, um acordo entre governo de Chile e Argentina deu consequência a flexibilização da passagem de motorista entre as fronteiras. Foi justamente isso aqui permitiu que caminhoneiros brasileiros pudessem retornar para casa no dia 31 de janeiro.
A resolução final foi de quê entrada de caminhoneiros no Chile, o exame agora poderá acontecer dentro de 48 horas antes que qualquer um entre no país. Todos os caminhoneiros tiveram que ficar mais de 2 semanas parados em território estrangeiro. Ao todo foram 18 dias de espera devido a falta de resoluções quanto a medidas de segurança contra Covid.
Além disso, uma medida protetiva e sanitária que será executada por agente de saúde na fronteira são os testes aleatórios em motoristas para evitar que alguém burle a segurança sanitária do país. A fronteira ficou bloqueada por mais de duas semanas pelo fato de que o Governo Chileno impôs medidas sanitárias que atrasaram o ingresso de motoristas no país.
Enfim, o desbloqueio da fronteira não teria acontecido se não fosse pelas constantes solicitações de transportadoras argentinas as quais se mobilizaram para contatar o Governo argentino, que diplomaticamente contornou a situação em conjunto ao governo chileno. Enquanto isso, enquanto o transporte de diversos itens foi prejudicado, é retomada a movimentação nas rodovias entre Brasil, Chile e Argentina.
