O novo ensino médio foi aprovado pela lei de 2017 (Lei nº 13.415/2017) e deve começar a ser aplicado pela educação básica somente em 2022 com algumas alterações sobre a forma como os professores devem fornecer as aulas e os assuntos que serão abordados dentro de sala. Já existem boatos até mesmo de que estejam criando o quarto ano obrigatório – ele já existe, mas é destinado somente para os estudantes que não se sentem aptos para realizar o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio ou vestibular.
As regras devem entrar em vigor somente para os primeiros anos, que devem ter cargas maiores e novos projetos dentro do ambiente escolar. Durante o ano de 2023, é estimado que o Ministério da Educação comece a importar o segundo ano e por fim, o terceiro ano somente durante o ano de 2024. Esse processo de transição foi criado tanto para facilitar para os professores quanto para os estudantes que já haviam começado as aulas no antigo modelo – deste modo, será possível se formar nele caso não haja a aprovação.
O novo ensino médio conta com a proposta de aumentar o tempo em que o estudante fica dentro da escola realizando projetos e também prevê que haja uma alteração em relação aos temas que devem ser abordados, tendo mais relações entre si. Agora, os professores recebem a recomendação de misturar as matérias e relacioná-las entre si. Por fim, a carga horária deve sair de 2400 horas para 3 mil horas por ano.
