Carregando...

Onda de calor na Europa provoca incêndios florestais; entenda!

Ao todo, mais de dois mil bombeiros contaram com o apoio de 28 aeronaves para combater um total de 24 incêndios florestais no país. 

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

Uma onda de calor na Europa voltou a causar mais de 20 incêndios florestais na região de Portugal nesta quarta-feira (13). As temperaturas no país ultrapassaram 40ºC.

Ao todo, mais de dois mil bombeiros contaram com o apoio de 28 aeronaves para combater um total de 24 incêndios florestais no país. 

- Anúncio -

Devido ao fogo, quase todo o continente ficou em estado de alerta vermelho para condições extremas de calor

De acordo com o instituto meteorológico IPMA, as temperaturas estão mais altas nos distritos centrais de Santarém e Leiria.

Destaques sobre *** por e-mail

No passado, o recorde de temperatura em Portugal foi em 2003, com 47,3ºC.

Desta vez, em Leiria, ao norte de Lisboa, os termômetros chegaram a marcar 45 ºC, e as autoridades bloquearam uma das rodovias principais por conta das chamas e da fumaça.

Onda de calor na Europa também assola Espanha, França e Reino Unido

Além de Portugal, a onda de calor na Europa também já tomou conta da Espanha, França e do Reino Unido

Na Espanha, as temperaturas passam de 44°C, e devem chegar a 35ºC em Londres e 38ºC em parte da França.

Em Madri, na Espanha, funcionários de um zoológico deram picolés de frutas e peixes congelados para refrescar os animais nesta quarta (13), pois o calor intenso segue até pelo menos àa 22h.

De acordo com especialistas, esta já é a segunda onda de calor extremo na Europa somente este ano, e as mudanças climáticas não têm pego leve desde o início do verão, em 21 de junho.

Incêndios na França

Na França, a onda de calor deve durar até o início da próxima semana, com temperaturas de aproximadamente 38ºC.

Além disso, o país já registrou dois incêndios de 1.000 hectares de floresta na terça-feira (12), na região de Bordeaux, sendo que o maior deles destruiu 800 hectares de pinheiros perto de Landiras.

O segundo, segundo autoridades francesas, foi declarado próximo a Duna de Pilat, localizada na baía de Arcachon, e consumiram cerca de 180 hectares de pinheiros antigos. No local, 6.000 campistas tiveram que se retirar como medida preventiva.

Calor no Reino Unido e na Espanha

No Reino Unido, um alerta laranja foi emitido para anunciar uma onda de calor extrema com temperaturas acima de 35ºC.

Além disso, a companhia de água britânica pediu que os indivíduos economizem até a última gota.

Na Espanha, quase todo o país também entrou em alerta devido às altas temperaturas de até 44ºC. A previsão é que a onda de calor dure pelo menos até domingo (17), principalmente em regiões como Andaluzia, Extremadura e Galiza.

Em Mérida foi registrado uma temperatura máxima de 43,9°C, e os termômetros prometem subir ainda mais até domingo.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Mulher morre após usar Ozempic para emagrecer na Austrália

Uma mulher de 56 anos morreu após usar os medicamentos Ozempic e Saxenda  com o objetivo de emagrecer antes do casamento de sua filha....

Tesouro romano é descoberto por mergulhador amador no mar de Sardenha

Um impressionante tesouro romano foi descoberto por um mergulhador no fundo mar Mediterrâneo na costa nordeste da Sardenha, na Itália. Trata-se de um rico...

Apresentador de rádio é assassinado em transmissão ao vivo nas Filipinas

O apresentador de rádio Juan Jumalon, de 57 anos, foi assassinado durante uma transmissão ao vivo nas Filipinas. Ele foi surpreendido pelo atirador enquanto...

Pedestre toma choque em lixeira de SP; imagens impressionantes

Um pedestre sofreu um choque elétrico ao encostar em uma lixeira na Rua das Flechas, Jardim Prudência, em São Paulo, na última segunda-feira (30)....
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis