Carregando...

Nikolas Ferreira terá que pagar R$ 80 mil a Duda Salabert por transfobia

A decisão da Justiça de Minas Gerais diz respeito a uma entrevista concedida pelo parlamentar em 2020

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi condenado a pagar R$ 80 mil à parlamentar Duda Salabert (PDT-MG) por danos morais. A decisão é da Justiça de Minas Gerais (MG) e diz respeito às falas transfóbicas feitas por ele durante uma entrevista em 2020. 

Segundo o entendimento do juiz José Freitas Véras, da 33ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, o deputado cometeu ilícito passível de responsabilização porque se negou a reconhecer a identidade de gênero de Duda Salabert, que é uma mulher transexual.

- Anúncio -

“É inegável que a recusa em se dirigir à autora como mulher lhe causou constrangimento, abalando sua honra, imagem e dignidade, aspectos integrantes da integridade psicofísica“, diz um trecho da decisão.

Nikolas Ferreira ofendeu e desrespeitou Duda Salabert em uma entrevista concedida ao jornal ‘Estado de Minas’. Na ocasião, os dois haviam sido eleitos como vereadores de Belo Horizonte: ela a mais votada e ele em segundo lugar. 

Destaques sobre *** por e-mail

Durante a conversa, o então futuro vereador se negou a usar o pronome feminino para se referir a Duda porque, segundo sua visão, ela deveria ser tratada conforme o sexo de seu nascimento.

“Eu ainda irei chamá-la de ‘ele’. Ele é homem. É isso o que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é”, disse Nikolas Ferreira. 

Após a repercussão negativa sobre a fala, Nikolas manteve a sua posição e reafirmou sua posição em uma segunda entrevista. 

Na decisão, o juiz também aponta que não satisfeito, Nikolas Ferreira ainda compartilhou a entrevista em que desrespeitava Duda Salabert, em suas redes sociais, de forma jocosa e irônica. 

A defesa do deputado federal alega que as falas de Nikolas estão amparadas pelo direito à liberdade de expressão e à manifestação religiosa. O juiz, no entanto, ressalta que “tais direitos, assim como todos os direitos fundamentais, não são absolutos e podem ser restringidos quando colidirem com outros direitos”. 

Duda Salabert comemorou a decisão pelo Twitter. Veja: 

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, Nikolas Ferreira voltou a criar polêmica ao fazer um discurso transfóbico. Na ocasião, o parlamentar compareceu ao plenário da Câmara dos Deputados usando uma peruca loira e se denominando como “deputada Nicole”. 

Durante a fala, ele afirmou que a esquerda só daria lugar de fala para comentar sobre o Dia da Mulher se ele fosse mulher e disparou inúmeras ofensas contra pessoas trans ao mesmo tempo em que afirmava “que poderia ir para a cadeia”.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Idoso de 77 anos é morto dentro de delegacia de Itaim Paulista

Um idoso de 77 anos foi morto por um policial militar dentro de uma delegacia da Polícia Civil em Itaim Paulista, na Zona Leste...

Pedreiro é preso por roubar e estuprar médica em BH

Um pedreiro de 36 anos foi preso por suspeita de roubar e estuprar uma médica de 28 anos dentro do apartamento dela no bairro...

Tragédia no Forró: cantor Darlyn Morais morre após ser picada por aranha

O cantor Darlyn Morais, de 28 anos, morreu na segunda-feira (06) após ser picado por uma aranha. O artista estava internado no Hospital Geral...

Jovem que filmou a própria morte disse que iria terminar o namoro

A jovem Ielly Gabriele Alves, de 23 anos, que filmou a própria morte em Jataí, no sudoeste de Goiás, na noite do último sábado...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis