O ator sul-coreano Lee Sun-kyun, que interpretou Park Dong-ik no filme ‘Parasita’, foi encontrado morto dentro de seu próprio carro em um parque na região central de Seul, Coreia do Sul, na manhã desta quarta-feira (27). A suspeita é que o artista de 48 anos tenha tirado a própria vida.
De acordo com a agência de notícias Reuters, ele estava sob investigação devido a suspeita de uso de maconha. Lee Sun-kyun chegou a ser interrogado três vezes, em meio a uma iniciativa governamental de repressão às drogas. A última das sessões ocorreu no fim de semana que antecedeu sua morte e durou cerca de 19 horas.
À polícia, o ator teria afirmado que foi induzido a usar drogas por uma atendente de bar que tentava extorqui-lo, conforme reportado pela agência de notícias Yonhap.
A polícia foi acionada pelo agente do ator, que pediu ajuda depois que Lee Sun-kyun saiu de casa e deixou uma carta de suicídio.
Vale destacar que as leis sul-coreanas sobre drogas estão entre as mais duras do mundo, com políticas destinadas a prevenir o uso de drogas e punir severamente aqueles que as violam, incluindo a pena de morte, embora seja raramente aplicada.
No filme ‘Parasita’, de 2019, o ator deu vida ao pai da família rica. O longa, dirigido por Bong Joon-ho, mistura drama, suspense e humor negro para explorar temas de desigualdade social, luta de classes e a dinâmica entre ricos e pobres na Coreia do Sul.
A história segue a família Kim, que vive em condições precárias, lutando para sobreviver. Por um golpe de sorte, o filho adolescente, Ki-woo, consegue um emprego como tutor de inglês para a filha de uma família rica, os Park.
A partir daí, os membros da família Kim, um a um, vão se infiltrando nas vidas dos Park, ocupando posições em sua casa, sem revelar que são uma família. O filme então se desenrola com uma série de eventos surpreendentes, revelando segredos e tensões tanto entre quanto dentro das famílias.
O filme ganhou reconhecimento internacional significativo, incluindo a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2019 e quatro prêmios Oscar em 2020, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional, tornando-se o primeiro filme em língua não inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Filme.