Carregando...

Autorretrato de Van Gogh é encontrado atrás de outro quadro do artista

Vincent tinha o costume de reutilizar telas de pintura para economizar dinheiro, e por isso as transformava para poder trabalhar no verso.

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

Um novo autorretrato de Van Gogh foi encontrado atrás da sua pintura “Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa)”, de 1885, durante um raio-X que preparava peças para uma futura exposição.

De acordo com Frances Fowle, curadora sênior de arte francesa das Galerias Nacionais da Escócia (NGS), a pintura estava coberta por camadas de cola e papelão por mais de um século.

- Anúncio -

Autorretrato de Van Gogh era desconhecido até o momento

O autorretrato de Van Gogh era desconhecido até o momento.

Momentos como esse são incrivelmente raros (…) Descobrimos uma obra desconhecida de Vincent van Gogh, um dos artistas mais importantes e populares do mundo”, enfatizou Frances Fowle em um comunicado à imprensa nesta quinta-feira (13).

Destaques sobre *** por e-mail

Ainda segundo a especialista, Vincent tinha o costume de reutilizar telas de pintura para economizar dinheiro, e por isso as transformava para poder trabalhar no verso.

Além disso, o NGS acredita que o autorretrato tenha sido feito na mesma época em que Van Gogh expôs seu trabalho aos impressionistas franceses, logo depois de se mudar para Paris.

Na imagem do raio-X é possível ver Vincent barbudo com um chapéu de abas, e um lenço amarrado na garganta. 

Assim como um ponto marcante das obras do artista, ele fixa o espectador com um olhar intenso e marcante.

Próximos passos

No momento, o objetivo do NGS é fazer todo o processo de remoção da cola e do papelão existente no autorretrato, o que vai exigir um trabalho minucioso de conservação para não prejudicar a tela “Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa)”.

A pintura da camponesa chegou na Galerias Nacionais da Escócia em 1960 como um presente de um advogado de Edimburgo, e retrata uma mulher da cidade de Nuenen, no sul da Holanda, onde Van Gogh viveu entre dezembro de 1883 e novembro de 1885.

Ainda de acordo com o NGS, em 1905 a tela foi emprestada para uma exposição no Museu Stedelijk, em Amsterdã, e foi provavelmente nessa ocasião que decidiram colar a tela em papelão antes de a emoldurar.

Na ocasião, segundo o NGS, o quadro da camponesa era um trabalho considerado mais bem acabado do que o autorretrato de Van Gogh.

Exposição

Agora, a imagem do raio-X que mostra a nova descoberta poderá ser vista pela primeira vez em uma caixa de luz especialmente criada quando ocupa o centro do palco na exposição “A Taste for Impressionism” entre 30 de julho e 13 de novembro, na Royal Scottish Academy, em Edimburgo.

Abaixo, veja o vídeo da descoberta do novo autorretrato:

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Saiba por que Madonna deixou Marília Gabriela traumatizada

Muita gente não lembra ou ainda nem era nascida quando Marília Gabriela entrevistou Madonna em 1998, no que se tornou um dos episódios mais...

Nude frontal de Nizam vai parar entre os assuntos mais comentados da web

Um nude frontal do ex-BBB Nizam Hayek, de 32 anos, que está circulando nas redes sociais causou alvoroço nesta sexta-feira (3). A imagem foi...

Davi Brito dá esporro em seguidores: “Estou solteiro, faço o que eu quiser”

Davi Brito, de 21 anos, usou seu perfil no Instagram para reclamar das especulações em torno de sua vida, principalmente, da parte amorosa. O...

Renascer: morte de Tião Galinha será alterada para não chocar o público

A morte do personagem Tião Galinha, interpretado por Irandhir Santos, será modificada no remake de ‘Renascer’, novela das nove da Globo. Tanto Bruno Luperi,...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis