Carregando...

Filho de Renato Russo exige retirada de vídeos bolsonaristas com música do pai

Ele destaca que os conteúdos políticos e ideológicos são alheio aos princípios defendidos pelo falecido músico

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Giuliano Manfredini, filho do icônico cantor e compositor Renato Russo, tomou medidas legais contra o TikTok, solicitando a remoção de vídeos bolsonaristas que utilizam a música ‘Que País É Este?’ como trilha sonora. O artista morreu em 1996. 

Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, os advogados de Giuliano enviaram uma notificação extrajudicial à ByteDance, proprietária do TikTok, solicitando a retirada dos conteúdos. 

- Anúncio -

O documento destaca que tais postagens apresentam conteúdo “político e ideológico alheio” aos princípios defendidos pelo falecido músico e que inclusive eram “ativamente combatidos” por ele. 

Produtor cultural, o herdeiro de Renato Russo destaca sete perfis responsáveis pelos compartilhamentos e solicitou que a ByteDance disponibilize os dados cadastrais e registros de IPs de cada um deles. 

Destaques sobre *** por e-mail

Ainda conforme Bergamo, entre os conteúdos apontados pelo filho de Renato Russo estão declarações como “comunista Flávio Dino é aprovado em sabatina e irá para o STF”, “o Brasil não tem mais conserto” e “milhões de votos silenciados”, relacionadas à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Giuliano Manfredini esclarece que busca evitar o uso da música escrita por seu pai em suporte a “posicionamentos de direita, especialmente aqueles que elogiam o governo Bolsonaro”. 

“Não é do interesse do Giuliano, na condição de defensor do patrimônio do pai, que essa música seja vinculada a um ou outro lado da disputa política. Ele não quer limitar o uso da canção, mas também não quer que ela vire um hino do bolsonarismo, com o qual ele não compactua”, afirmou o advogado Henrique Ventureli.

De acordo com o advogado, caso os conteúdos não sejam retirados do ar pelo TikTok, o próximo passo será acionar a Justiça.

Nascido em 1960 e falecido em 1996, Renato Russo foi um renomado cantor, compositor e líder da banda brasileira Legião Urbana, formada em 1982.

Conhecido por suas letras profundas e poéticas, o artista logo se tornou um das figuras centrais da música brasileira contemporânea. Com um estilo que mesclava rock alternativo e poesia urbana, a banda abordava temas sociais, políticos e sentimentais.

Suas canções, como “Pais e Filhos”, “Que País É Este?” e “Faroeste Caboclo”, marcaram gerações e contribuíram significativamente para a identidade cultural do Brasil nos anos 80 e 90.

A música “Que País É Este?” é uma das composições mais emblemáticas da banda e foi escrita por Renato Russo quando ele ainda fazia parte do grupo musical Aborto Elétrico, anterior à formação da Legião Urbana.

A letra da canção é conhecida por sua crítica social e política, abordando questões relacionadas à situação do Brasil durante a época da ditadura militar.

Apesar de ter sido escrita em um contexto específico, a faixa só foi gravada e lançada em 1987, no álbum homônimo “Que País É Este”, após a dissolução do Aborto Elétrico e com a Legião Urbana já consolidada.

A música tornou-se um hino para muitos que vivenciaram e resistiram aos tempos difíceis da ditadura no Brasil, refletindo as angústias e reflexões de Renato Russo sobre a realidade política e social do país.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Saiba por que Madonna deixou Marília Gabriela traumatizada

Muita gente não lembra ou ainda nem era nascida quando Marília Gabriela entrevistou Madonna em 1998, no que se tornou um dos episódios mais...

Nude frontal de Nizam vai parar entre os assuntos mais comentados da web

Um nude frontal do ex-BBB Nizam Hayek, de 32 anos, que está circulando nas redes sociais causou alvoroço nesta sexta-feira (3). A imagem foi...

Davi Brito dá esporro em seguidores: “Estou solteiro, faço o que eu quiser”

Davi Brito, de 21 anos, usou seu perfil no Instagram para reclamar das especulações em torno de sua vida, principalmente, da parte amorosa. O...

Renascer: morte de Tião Galinha será alterada para não chocar o público

A morte do personagem Tião Galinha, interpretado por Irandhir Santos, será modificada no remake de ‘Renascer’, novela das nove da Globo. Tanto Bruno Luperi,...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis