O Ministério Público (MP) espanhol pediu mais de 8 anos de prisão para Shakira por fraude fiscal. A informação foi dada pelo jornal El País nesta sexta-feira (29).
Além da detenção, a promotoria solicitou que a cantora colombiana pague uma multa de mais de 23 milhões de euros.
Na última quarta-feira (27), os advogados de Shakira já haviam anunciado a recusa de um acordo com o MP espanhol. Apesar disso, até o caso ir a julgamento, ainda é possível que a cantora aceite o acordo.
“Com a plena convicção de sua inocência […], Shakira não aceita um acordo e decide seguir adiante com o processo”, diz parte do comunicado feito pelos representantes legais da celebridade.
Fraude fiscal: MP espanhol pede mais de 8 anos de prisão para Shakira
De acordo com a acusação, Shakira deve ir ao banco dos réus por fraude fiscal. A investigação que durou três anos encontrou indícios de uma sonegação fiscal equivalente a 14,5 milhões de euros.
A Receita espanhola produziu um relatório no qual aponta que a ex-esposa do jogador Gerard Piqué não pagou impostos entre 2012 e 2014. Período em que estaria vivendo na Espanha, mas, segundo a investigação, fingiu que não morava no país e escondeu sua verdadeira renda através de “uma rede de empresas”.
Shakira aponta que apesar de viver na Espanha desde 2011, sua residência oficial fiscal permaneceu nas ilhas Bahamas, consideradas um paraíso fiscal, até 2015.
Além disso, a defesa ressalta que devido sua agenda de shows e turnês internacionais, a cantora ficou menos de 184 dias na Espanha durante um ano.
A denúncia foi registrada por um promotor em 2018 e, na época, a assessoria da artista divulgou uma nota contestando a situação:
“A cantora tem uma atividade profissional intensa fora da Espanha e quase 90% de sua renda vem de outros países. Sua estrutura familiar é muito diferente dos modelos convencionais”, dizia parte publicação.
Separação
Shakira, de 45 anos, está passando por um momento delicado, além da acusação do PM espanhol, há pouco tempo ela terminou o casamento de 12 anos com Gerard Piqué, de 35. Segundo boatos, o relacionamento chegou ao fim após a cantora descobrir que estava sendo traída pelo marido com uma garçonete de um bar que o jogador costumava frequentar.
Ela teria descoberto a pulada de cerca ao contratar uma agência de detetives, depois de desconfiar da vida noturna agitada de Piqué. O canal Univisión afirmou que Shakira teve acesso a uma série de fotos comprometedoras do jogador com a jovem de 22 anos.
O jornal espanhol ABC também publicou uma notícia sobre o assunto. Conforme a matéria, Piqué admitiu ter traído Shakira, mas o caso com a garçonete teria sido algo passageiro e não foi o verdadeiro motivo do fim do casamento.