Carregando...

Trailer de ‘A Pequena Sereia’ gera reações opostas: racismo x emoção

A escolha de uma atriz negra para interpretar a protagonista do longa-metragem tem sido alvo de polêmica desde que foi anunciada em 2019

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

O trailer de A Pequena Sereia tem gerado reações opostas desde que foi lançado na última sexta-feira (9). De um lado, estão crianças negras que ficam emocionadas ao se verem representadas no filme live-action da Disney e do outro, pessoas que não aceitam que a protagonista seja interpretada por uma atriz que não seja branca. 

A polêmica começou assim que Halle Bailey foi escolhida para viver a jovem sereia, ainda em 2019, no longa-metragem. A atriz e cantora negra desagradou parte dos fãs do clássico que apontam que a personagem sempre foi branca e esperavam uma versão mais fiel ao musical de animação que foi vencedor do Oscar em 1989. 

- Anúncio -

Por outro lado, muitos comemoraram o fato da Disney ter optado pela personagem principal ser negra no clássico infantil. Os envolvidos no projeto também defendem a escolha e fazem questão de lembrar que sereias não existem e, por isso, não há como afirmar que elas devem ser obrigatoriamente brancas. 

A questão é que assim que foi disponibilizado no YouTube do Walt Disney Studios, o teaser foi alvo de ataques racistas e recebeu 1,1 milhão de dislikes, que podem ser vistos através de uma extensão do navegador Google Chrome. 

Destaques sobre *** por e-mail

Contudo, o que mais chama atenção no fato do trailer de A Pequena Sereia gerar sentimentos opostos são as reações profundamente positivas das garotas que assistem ao vídeo. 

Gravações das reações das crianças, que circulam pelas redes sociais, têm levado muita gente às lágrimas e feito as pessoas refletirem sobre o quanto a representatividade é importante. Em um compilado que viralizou, é possível ver as meninas completamente surpresas e emocionadas ao descobrirem que a pequena sereia é negra como elas.  

Assista: 

A própria Halle usou o Instagram para falar sobre os vídeos das garotinhas. “As pessoas têm-me enviado estas reações durante todo o fim de semana e estou verdadeiramente admirada. Ver as reações destas crianças me deixa tão emocionada. Isso significa o mundo para mim. Obrigado a todos pelo apoio inabalável”, escreveu. 

Anteriormente, a atriz já havia feito um desabafo, à revista americana Variety, sobre os ataques que passou a sofrer após ser anunciada como intérprete da pequena sereia e ressaltou na ocasião que seu principal incentivo eram as crianças negras que iriam assistir a produção

“Quero que as garotinhas como eu que estão assistindo saibam que são especiais e que devem ser princesas em todos os sentidos. Não há nenhuma razão que eles não deveriam ser”, disse na ocasião. 

A adaptação em live action da Pequena Sereia tem estreia marcada nos cinemas para maio de 2023. A direção é de Rob Marshall e além da Halle tem Javier Bardem, Melissa McCarthy Awkwafina, Jacob Tremblay, Daveed Diggs e Jonah Hauer-King no elenco.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Gabriela Duarte fica indignada após Globo cortar sua mãe de especial

Gabriela Duarte, de 50 anos, usou as redes sociais para manifestar sua indignação pelo fato da Globo ter cortado sua mãe, Regina Duarte, de...

Luciano Huck manda recado para Gracyanne: “Quem sou eu para dar pitaco”

Luciano Huck, de 52 anos, aproveitou o ‘Domingão com Huck’ para mandar um recado para Gracyanne Barbosa, de 40, no domingo (5). O apresentador...

Saiba por que Madonna deixou Marília Gabriela traumatizada

Muita gente não lembra ou ainda nem era nascida quando Marília Gabriela entrevistou Madonna em 1998, no que se tornou um dos episódios mais...

Nude frontal de Nizam vai parar entre os assuntos mais comentados da web

Um nude frontal do ex-BBB Nizam Hayek, de 32 anos, que está circulando nas redes sociais causou alvoroço nesta sexta-feira (3). A imagem foi...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis