O Brasil sagrou-se campeão do Sul-Americano Sub-20, vencendo o Uruguai por 2 a 0. A partida aconteceu no Estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia. Andrey Santos e Pedro Henrique foram os autores dos gols.
A disputa foi válida pela quinta rodada do hexagonal final da competição e fez com que o Brasil chegasse a 13 pontos, um a mais do que o Uruguai, que ficou em segundo. A terceira colocação ficou com a Colômbia.
Com o resultado, o Brasil conquista o título pela 12ª vez na história da competição, que começou em 1954. A conquista deste ano veio de forma invicta, tendo sete vitórias e dois empates no torneio.
O Brasil também garantiu classificação na Copa do Mundo Sub-20, conquistada com duas rodadas de antecedência. A competição acontecerá na Indonésia, entre os dias 20 de maio r 11 de junho de 2023.
Sobre a conquista
A vitória, que garantiu o título, foi construída com gols do volante Andrey, aos 38 minutos do segundo tempo, marcando de cabeça; e do atacante Pedrinho, que marcou já nos acréscimos da etapa final.
Andrey terminou a competição como artilheiro, ao lado de Vitor Roque, que é centroavante do Athletico-PR. O autor do primeiro gol do jogo acabou de assinar com o Chelsea, da Inglaterra.
O jogador, que foi capitão da equipe, celebrou pelas redes sociais e publicou: “Campeão. Em jogo decisivo, seja decisivo. Simplesmente Deus. Feliz pelo título e por terminar como artilheiro da competição”.
Para o técnico Ramon Menezes, essa conquista também teve um gostinho especial. Ramon conquistou o título de 1991 nessa competição, como atleta da seleção e agora se consagra como técnico.
Ele foi o segundo a conquistar esse feito na história. O primeiro foi Rogério Lourenço, que foi campeão em 1988, como atleta, e em 2009, como técnico.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 x 0 URUGUAI
- Quinta rodada do Sul-Americano Sub-20
- Data: 12 de fevereiro de 2023
- Horário: às 20h30 (horário de Brasília)
- Local: El Campín, em Bogotá (Colômbia)
- Cartões amarelos: Boselli (URU), Alexsander (BRA), Andrey Santos (BRA), Robert Renan (BRA), L Rodríguez (URU), Pedro Henrique (BRA)
- Cartão vermelho: Douglas Mendes (BRA)
- Gol: Andrey Santos, aos 38 minutos do 2T e Pedro Henrique, aos 46 minutos do 2T
- BRASIL: Mycael; André (Ronald), Douglas, Robert Renan e Patryck (Kaiki); Andrey Santos, Alexsander, Luis Guilherme (Stênio) e Guilherme Biro (Pedro Henrique); Vitor Roque e Giovane (Renan Viana). Técnico: Ramon Menezes
- URUGUAI: R. Rodriguez; Mateo Ponte, Sebastián Boselli, Facundo González e Ritis; García (E. Rodríguez), Díaz (M. Antoni), L. Rodríguez (Sosa), Franco González e Renzo Sánchez; A. Rodriguez (Rodrigo Chagas). Técnico: Marcelo Broli