Carregando...

Palmeiras e Flamengo já tem vaga garantida em novo formato do Mundial

O Palmeiras, que foi campeão da Libertadores em 2021 e o Flamengo, que venceu em 2022, já estão garantidos na competição

Por Thais Rodrigues

- Anúncio -

A Fifa divulgou as novidades para o Mundial de Clubes, que será disputado a partir de 2025 e as mudanças no formato da Copa do Mundo de 2026. Uma das notícias é que os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vaga garantida na competição.

Com isso, o Palmeiras, que foi campeão da Libertadores em 2021 e o Flamengo, que venceu em 2022, já estão garantidos na competição. O Mundial de Clubes passará a ter 32 equipes competindo.

- Anúncio -

O Conselho técnico da Fifa aprovou por unanimidade a alocação de vagas para esse novo formato, em fevereiro. A entidade informou que a decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos.

O novo formato do Mundial ainda não tem sede definida e deve ser disputado como uma Copa do Mundo de seleções, de quatro em quatro anos.

Destaques sobre *** por e-mail

Confira a divisão:

  • Para a AFC (Ásia) serão destinadas 4 vagas
  • Para a CAF (África) serão destinadas 4 vagas
  • Para a Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) serão destinadas 4 vagas
  • Para a Conmebol (América do Sul) serão destinadas 6 vagas
  • Para a OFC (Oceania) será destinada 1 vaga
  • Para aUefa (Europa) serão destinadas 12 vagas
  • Para o país-sede do torneio será destinada 1 vaga

Confira as mudanças:

A Conmebol terá seis representantes, sendo que quatro deles serão os campeões de 2021 a 2024. O que já garantiu vaga para o Palmeiras e o Flamengo e aguardam-se os vencedores de 2023 e 2024.

As outras duas vagas ainda não tiveram os critérios de classificação garantidos. Além disso, serão definidas as regras para o caso de haver campeões repetidos e a destinação das respectivas vagas.

Uma das possibilidades é que se utilize o ranking da Conmebol como critério para classificação. As demais confederações devem seguir essa regra para definir os representantes. Vale lembrar que o ranking usado para isso deve considerar apenas o período de 2021 a 2024.

Vale lembrar que a regra do ranking respeitará a questão de duas equipes por país. Assim, caso tenha clubes brasileiros campeões da Libertadores em 2023 e 2024, que não sejam os já garantidos, as vagas remanescentes serão para países que não sejam o Brasil.

Pela Uefa, estão classificados os quatro campeões da Champions League entre 2021 e 2024, sendo que o Chelsea e o Real Madrid já estão confirmados, pois venceram em 2021 e 2022 respectivamente.

As outras oito vagas da Uefa serão decididas por ranking continental, não podendo haver mais de dois times por país. A única exceção é para países que tenham campeões diferentes, ou seja, se o mesmo país tiver mais de dois campeões na Champions, todos garantem vaga.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Palmeiras encerra preparação para enfrentar Independiente del Valle

O Palmeiras finalizou os preparativos para o jogo contra o Independiente del Valle na última terça-feira. A disputa acontece nesta quarta-feira e será válida...

Palmeiras desembarca em Quito para enfrentar Independiente Del Valle

Na noite da última segunda-feira, o Palmeiras chegou a Quito, capital do Equador, onde enfrentará o Independiente Del Valle pela terceira rodada da Conmebol...

Breno Lopes acerta com Fortaleza

O atacante Breno Lopes acertou sua saída do Palmeiras e defenderá o Fortaleza nesta temporada. O jogador perdeu espaço em seu antigo clube e...

Inter vence Palmeiras e segue com 100% de aproveitamento no Brasileirão

Na última quarta-feira, dia 17, o Internacional venceu o Palmeiras por 1 a 0, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis