No último domingo (17), o São Paulo abriu vantagem na disputa pelo título da Copa do Brasil, vencendo o Flamengo por 1 a 0, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A partida foi pelo jogo de ida e teve o único gol marcado por Calleri, de cabeça.
Com o resultado, o São Paulo leva a vantagem do empate para o jogo de volta, em busca do título inédito da competição. A decisão acontece no próximo domingo (24), às 16h (de Brasília), no Estádio do Morumbi, em São Paulo.
Do outro lado, o Flamengo precisará de dois gols de diferença para garantir o pentacampeonato. Se o rubro-negro vencer por um gol de diferença, leva a decisão para os pênaltis.
Sobre o jogo
O São Paulo conseguiu dominar o jogo na casa do adversário e construiu o placar ainda no primeiro tempo, depois de muita pressão. Já na volta do intervalo, o Flamengo teve modificações e melhorou em campo. Apesar de tentar reagir, não conseguiram boas finalizações e acabaram deixando o gramado sub vais e gritos de “time sem vergonha”.
Durante a partida, diversos protestos da torcida do Flamengo foram feitos, principalmente contra o presidente Rodolfo Landim e o vice de futebol Marcos Braz.
O ápice foi quando foi anunciada a renda da partida, que girou em torno de R$ 26 milhões, novo recorde do futebol nacional. Vais e xingamentos vieram em coro neste momento, demonstrando clara insatisfação aos preços cobrados pelos ingressos.
Do lado são-paulino, a partida ficou marcada pelo desencanto de Calleri, que enfim marcou pela Copa do Brasil. O jogador ainda não havia conseguido seu gol pela competição nesta edição. Além disso, não teve participação em gol pela Copa.
Apesar desse lado ruim, conseguiu reverter e deixou o tricolor paulista com a vantagem na decisão do próximo domingo.
Ficha Técnica
Flamengo 0 x 1 São Paulo
- Competição: Copa do Brasil – Jogo de ida da Final
- Data: 17 de setembro de 2023
- Local: no Estásio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
- Horário: às 16h (horário de Brasília)
- Árbitro: Anderson Daronco
- Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Nailton Junior de Sousa Oliveira
- VAR: Rafael Traci
- Cartões amarelos: Léo Pereira e Victor Hugo (Flamengo); Alisson (São Paulo)
- Gols: Calleri, aos 45 minutos do primeiro tempo
- Flamengo: Matheus Cunha; Wesley (Matheusinho), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Victor Hugo (Everton Ribeiro), Pulgar (Thiago Maia) e Gérson; Bruno Henrique, Gabigol (Cebolinha) e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli
- São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista (Welington); Pablo Maia e Alisson (Gabriel Neves); Wellington Rato (Juan), Lucas (Luciano) e Rodrigo Nestor (Michel Araújo); Calleri. Técnico: Dorival Jr