Carregando...

Entenda o resgate de americano em caverna a mais de mil metros de profundidade

O homem de 40 anos está preso no local desde o dia 31 de agosto

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Um enorme esforço de resgate está em andamento na Turquia para salvar o espeleólogo americano Mark Dickey, de 40 anos, preso em uma caverna a mais de mil metros de profundidade

De acordo com a Federação de Espeleologia do país, Mark ficou doente no dia 31 de agosto e começou a sofrer de hemorragia gastrointestinal durante uma expedição na caverna Morca – terceira mais profunda da Turquia – nas montanhas Taurus, perto da costa mediterrânea.

“A operação é logisticamente e tecnicamente um dos maiores resgates em cavernas do mundo”, afirmou a federação em comunicado.

- Anúncio -

Mais de 150 especialistas em resgate em cavernas turcos e internacionais estão liderando o esforço para salvá-lo. O pessoal de resgate inclui equipes da Itália, Hungria, Croácia, Bulgária e Polônia.

Mark, que é secretário do comitê médico da associação, é descrito em seu site como “um espeleólogo altamente treinado e ele próprio um salvador de cavernas”, que participou de muitas expedições internacionais.

Destaques sobre *** por e-mail

Ele também é instrutor da National Cave Rescue Commission (NCRC), em tradução literal Comissão Nacional de Resgate em Cavernas, segundo suas redes sociais.

“Quinta-feira, 31 de agosto, Mark estava ajudando na exploração da caverna Morca quando de repente adoeceu com problemas intestinais que rapidamente progrediram para sangramento e vômito com risco de vida”, explicou a Equipe de Resposta Inicial, um grupo local de voluntários especializados em resgate em cavernas e minas.

“Ele não conseguiu sair por conta própria e apenas os espeleólogos mais experientes são capazes de alcançá-lo para prestarem ajuda. A caverna de Morca é muito profunda, úmida e fria e até os espeleólogos experientes que conhecem a caverna levam oito horas para chegar ao local onde Mark está”, continuou o comunicado. 

Ainda segundo a equipe, na terça-feira (5), médicos conseguiram alcançar o espeleólogo americano, que está em um acampamento base a 1.040 metros de profundidade, para realizar uma infusão de sangue. 

“A condição de Mark continuou a piorar à medida que o sangramento continuava. Na terça-feira, os médicos conseguiram chegar a Mark com sangue fresco e fluidos para repor parte do que ele perdeu e sua condição foi relatada como ligeiramente melhorada. ainda não consegue se mover sozinho.”

A ideia é levar Mark para um acampamento temporário que está sendo preparado no nível de 700 metros, mas o maior obstáculo para o resgate é conseguir passar o americano em uma maca pelas passagens estreitas nas profundezas da carverna

“Existem passagens estreitas, grandes o suficiente apenas para rastejar, entre os dois locais que estão sendo ampliadas por equipes de demolição para que Mark possa passar quando estiver em uma maca de resgate”, completou a Equipe de Resposta Inicial.

O último grande resgate em caverna que te sem registro ocorreu na Tailândia em 2018.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Mulher morre após usar Ozempic para emagrecer na Austrália

Uma mulher de 56 anos morreu após usar os medicamentos Ozempic e Saxenda  com o objetivo de emagrecer antes do casamento de sua filha....

Tesouro romano é descoberto por mergulhador amador no mar de Sardenha

Um impressionante tesouro romano foi descoberto por um mergulhador no fundo mar Mediterrâneo na costa nordeste da Sardenha, na Itália. Trata-se de um rico...

Apresentador de rádio é assassinado em transmissão ao vivo nas Filipinas

O apresentador de rádio Juan Jumalon, de 57 anos, foi assassinado durante uma transmissão ao vivo nas Filipinas. Ele foi surpreendido pelo atirador enquanto...

Pedestre toma choque em lixeira de SP; imagens impressionantes

Um pedestre sofreu um choque elétrico ao encostar em uma lixeira na Rua das Flechas, Jardim Prudência, em São Paulo, na última segunda-feira (30)....
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis