Carregando...

Ex-secretária nazista de 97 anos é condenada a dois anos de prisão

A mulher foi considerada culpada por colaborar com o assassinatao de mais de 10 mil pessoas

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Uma ex-secretária nazista de 97 anos foi condenada a dois anos de prisão pela colaboração no assassinato de mais de 10 mil pessoas durante a Segunda Guerra Mundial. A decisão do tribunal da Alemanha foi publicada nesta terça-feira (20). 

Apesar da condenação, Irmgard Furchner teve a pena suspensa devido a sua idade avançada. A promotoria, no entanto, destacou que a sentença tem um “significado histórico excepcional” e um veredicto “simbólico”. 

- Anúncio -

Em 2021, no início do processo, a ex-secretária nazista chegou a ser considerada foragida depois de desaparecer do asilo onde vivia e não comparecer ao tribunal. Ela foi localizada horas depois nos arredores de Hamburgo e acabou detida por cinco dias. 

Acusação contra a ex-secretária nazista

Irmgard trabalhou no campo de concentração Stutthof, na Polônia, dos 18 aos 19 anos entre 1943 e 1945. Na época, ela atuava como secretária do comandante do campo, Paul Werner Hoppe. 

Destaques sobre *** por e-mail

A despeito da pouca idade, o juiz responsável pelo caso apontou que a ex-secretária nazista tinha pleno conhecimento dos assassinatos e barbaries cometidos no campo e mesmo assim continuou trabalhando. 

O julgamento ocorreu na cidade de Itzehoe, no norte da Alemanha, e durou 40 dias porque as sessões podiam durar no máximo duas horas devido a idade de Irmgard. Foram ouvidos 30 sobreviventes do holocausto e familiares de prisioneiros de Stutthof, além de historiadores que detalham como funcionava o trabalho burocrático da acusada.

A promotoria também apontou que a sala de Irmgard ficava ao lado de uma câmera de gás, de um crematório e de uma forca. Tornando ainda mais impossível que ela não soubesse sobre o extermínio que ocorria no campo de concentração. 

A estimativa é de que 63 mil a 65 mil pessoas, das quais cerca de 28 mil eram judias, tenham morrido em Stutthof

No início de dezembro, Irmgard declarou que sentia muito “por tudo o que aconteceu”, mas não admitiu sua culpa. Wolfgang Molkentin, advogado da ré, afirmou em juízo que a idosa não negou os crimes, mas que não era culpada.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Mulher morre após usar Ozempic para emagrecer na Austrália

Uma mulher de 56 anos morreu após usar os medicamentos Ozempic e Saxenda  com o objetivo de emagrecer antes do casamento de sua filha....

Tesouro romano é descoberto por mergulhador amador no mar de Sardenha

Um impressionante tesouro romano foi descoberto por um mergulhador no fundo mar Mediterrâneo na costa nordeste da Sardenha, na Itália. Trata-se de um rico...

Apresentador de rádio é assassinado em transmissão ao vivo nas Filipinas

O apresentador de rádio Juan Jumalon, de 57 anos, foi assassinado durante uma transmissão ao vivo nas Filipinas. Ele foi surpreendido pelo atirador enquanto...

Pedestre toma choque em lixeira de SP; imagens impressionantes

Um pedestre sofreu um choque elétrico ao encostar em uma lixeira na Rua das Flechas, Jardim Prudência, em São Paulo, na última segunda-feira (30)....
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis