Carregando...

Grande Canal de Veneza amanhece com água verde fluorescente

As autoridades do país tentam descobrir o que aconteceu

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

A água do Grande Canal de Veneza, na Itália, surpreendeu moradores e turistas ao apresentar uma coloração verde fluorescente na manhã de domingo (28). As causas ainda são desconhecidas, mas as primeiras análises não detectaram nenhuma substância perigosa.

De acordo com a imprensa italiana, o estranho fenômeno começou perto da ponte Rialto e depois se expandiu para os canais próximos empurrados pela maré. 

- Anúncio -

Luca Zaia, governador da região de Veneto, publicou uma fotografia das águas verdes do Grande Canal de Veneza perto do arco da Ponte Rialto.

“Esta manhã no #CanalGrande de #Venezia apareceu uma mancha de líquido verde fosforescente, relatado por alguns moradores perto da Ponte Rialto. O prefeito convocou uma reunião urgente com a polícia para investigar a origem do líquido”, escreveu Zaia em seu Twitter.

Destaques sobre *** por e-mail

As análises da agência regional de prevenção e proteção ambiental do Veneto (Arpav) constataram a presença de uma substância solúvel em água atribuível à fluoresceína, um marcador em pó usado, por exemplo, para identificar o funcionamento regular de um sistema de esgoto. 

“A ficha de dados de segurança (classificação de acordo com o Regulamento GHS 1272/CE CLP) afirma que a substância não é perigosa para o ambiente aquático e não contém componentes persistentes, bioacumuláveis ​​e tóxicos”, lê-se no site da Arpav.

No entanto, a Arpav ainda está realizando mais análises aprofundadas para entender exatamente de que substância se trata.

Além disso, ainda permanece o mistério sobre quem dissolveu o corante na água e por que motivo. O grupo ambiental Ultima Generazione, famoso por ações de desobediência civil, incluindo o uso de corantes laváveis ​​e não poluentes, negou seu envolvimento e o município de Veneza não tem relatos de operações de rastreamento de esgoto em andamento.

Diante do ocorrido, alguns jornais da Itália lembraram de um evento semelhante que aconteceu em 1968. Naquele ano, o artista argentino Nicolás García Uriburu, coloriu as águas de uma lagoa de Veneza, durante uma performance, como um gesto de consciência ecológica.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Mulher morre após usar Ozempic para emagrecer na Austrália

Uma mulher de 56 anos morreu após usar os medicamentos Ozempic e Saxenda  com o objetivo de emagrecer antes do casamento de sua filha....

Tesouro romano é descoberto por mergulhador amador no mar de Sardenha

Um impressionante tesouro romano foi descoberto por um mergulhador no fundo mar Mediterrâneo na costa nordeste da Sardenha, na Itália. Trata-se de um rico...

Apresentador de rádio é assassinado em transmissão ao vivo nas Filipinas

O apresentador de rádio Juan Jumalon, de 57 anos, foi assassinado durante uma transmissão ao vivo nas Filipinas. Ele foi surpreendido pelo atirador enquanto...

Pedestre toma choque em lixeira de SP; imagens impressionantes

Um pedestre sofreu um choque elétrico ao encostar em uma lixeira na Rua das Flechas, Jardim Prudência, em São Paulo, na última segunda-feira (30)....
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis