Carregando...

Hipopótamos de Pablo Escobar: Colômbia anuncia eutanásia de animais

Além dos desequilíbrios comuns causados por espécies invasoras, os animais exóticos também atacam moradores

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

A Colômbia anunciou um plano drástico de controle populacional para os hipopótamos descendentes da coleção de Pablo Escobar, narcotraficante que morreu em 1993: parte dos animais será eutanasiado como forma de conter seu avanço populacional.

A população de hipopótamos, que atualmente soma 166, poderá atingir a marca de 1.000 até 2035, alerta o Ministério do Ambiente, caso medidas não sejam tomadas para conter sua proliferação.

- Anúncio -

Confirmado por Susana Muhamad, ministra do Ambiente da Colômbia, o controle da reprodução dos hipopótamos tornou-se uma urgência ambiental. Eles ocupam as águas do rio Magdalena e são uma espécie invasora.

Como parte do plano de manejo, o governo colombiano pretende não só sacrificar, mas também esterilizar e realocar parte dos hipopótamos para nações como México, Índia e Filipinas, estando em processo de obtenção das permissões para o transporte.

Destaques sobre *** por e-mail

Susana Muhamad detalhou que a operação iniciará com a eutanásia de alguns hipopótamos, embora não tenha especificado a data exata. Paralelamente, a esterilização começará na próxima semana.

Hipopótamo de Pablo Escobar

  • A Hacienda Napoles foi uma luxuosa e vasta propriedade localizada na Colômbia, que pertenceu a Pablo Escobar, o famoso narcotraficante e líder do Cartel de Medellín.
  • Situada a aproximadamente 150 quilômetros a leste de Medellín, na cidade de Puerto Triunfo, Antioquia, a fazenda ficou famosa não apenas pelo seu dono notório, mas também pelas extravagâncias que abrigava.
  • A propriedade cobria cerca de 20 quilômetros quadrados e foi nomeada em homenagem à cidade natal de Napoleão Bonaparte, na Córsega.
  • Na década de 80, no auge do poder de Escobar, o local possuía um zoológico privado com hipopótamos, girafas, elefantes e outros animais exóticos, uma coleção de carros e motos de luxo, uma pista de pouso para aviões, esculturas e construções ostentosas, e até uma réplica do avião que transportou sua primeira grande remessa de cocaína para os EUA.
  • Após a morte de Pablo Escobar em 1993, a Hacienda Napoles foi confiscada pelo governo colombiano e muitos de seus bens foram saqueados ou destruídos.
  • No entanto, os hipopótamos importados da África subsaariana por Escobar foram deixados para trás e começaram a se reproduzir em um ambiente sem predadores naturais, o que levou a uma explosão populacional.
  • Com o passar dos anos, a população de hipopótamos de Pablo Escobar se espalhou pela região além dos limites da fazenda, se infiltrou em uma das principais vias navegáveis da Colômbia, o rio Magdalena, e tornou-se um problema sério para o país.
  • Além dos desequilíbrios comuns causados por espécies invasoras em um ecossistema ao qual não pertencem, os hipopótamos também passaram a atacar moradores dentro e fora da água, já que são animais muito territorialistas.
  • A situação dos hipopótamos da Hacienda Napoles tem sido uma preocupação ecológica, uma vez que eles são uma espécie invasora na Colômbia e têm impacto significativo no ecossistema local. O debate sobre como gerenciar a população de hipopótamos tem sido intenso, envolvendo questões de segurança, conservação e ética animal.
  • Em 2021, o governo conseguiu esterilizar alguns deles, com o uso de dardos, e permitiu sua caça, mas o problema não foi resolvido. Já em março deste ano, o governador do departamento de Antioquia anunciou um plano para levar quase metade deles a santuários no México e na Índia. A operação custaria cerca de 3,5 milhões de dólares.
- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Mulher morre após usar Ozempic para emagrecer na Austrália

Uma mulher de 56 anos morreu após usar os medicamentos Ozempic e Saxenda  com o objetivo de emagrecer antes do casamento de sua filha....

Tesouro romano é descoberto por mergulhador amador no mar de Sardenha

Um impressionante tesouro romano foi descoberto por um mergulhador no fundo mar Mediterrâneo na costa nordeste da Sardenha, na Itália. Trata-se de um rico...

Apresentador de rádio é assassinado em transmissão ao vivo nas Filipinas

O apresentador de rádio Juan Jumalon, de 57 anos, foi assassinado durante uma transmissão ao vivo nas Filipinas. Ele foi surpreendido pelo atirador enquanto...

Pedestre toma choque em lixeira de SP; imagens impressionantes

Um pedestre sofreu um choque elétrico ao encostar em uma lixeira na Rua das Flechas, Jardim Prudência, em São Paulo, na última segunda-feira (30)....
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis