Carregando...

Metrô de Paris muda nome no dia do funeral da rainha Elizabeth II

Localizada nos Campos Elísios, a placa original da estação foi substituída por outra com o nome da monarca, sua data de nascimento e óbito.

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

No dia 19 de setembro, a estação de metrô George V, que leva o nome do avô da falecida monarca, em Paris, foi renomeada para homenagear a rainha Elizabeth II no dia do seu velório. 

Localizada nos Campos Elísios, a placa original da estação foi substituída por outra com o nome da monarca, sua data de nascimento e óbito.

- Anúncio -

“Queríamos nos juntar ao luto colocando a placa ‘Elizabeth II 1926-2022’ na estação George V na linha 1”, disse uma porta-voz da operadora RATP.

Metrô de Paris homenageia rainha Elizabeth II por um dia

Apesar da homenagem à rainha, a mudança no nome da estação foi temporária, e a rede mudou apenas uma das duas placas para não criar problemas para os viajantes.

Destaques sobre *** por e-mail

A placa com o ‘verdadeiro’ nome da estação já voltou ao normal nesta terça-feira (20), após o encerramento do velório da rainha.

“O grupo RATP está prestando homenagem à rainha da Inglaterra renomeando a estação George V para Elizabeth II para este dia”, explicou a empresa em um comunicado no Twitter no dia 19 de setembro. 

No Reino Unido, o governo também decretou feriado nacional na segunda (19).

Horas após a morte da monarca, o palácio presidencial francês prestou homenagem à rainha, agradecendo-lhe o papel que desempenhou na história moderna e no relacionamento franco-britânico.

“Ela tinha um status especial na França e um lugar especial no coração do povo francês”, disse o Palácio do Eliseu em comunicado.

Velório

O velório público da rainha Elizabeth II começou em Londres, no Reino Unido, no dia 14 de setembro, no Westminster Hall, um anexo do Parlamento britânico, e se deu início no Palácio de Buckingham, onde a monarca viveu por mais de 70 anos.

Em Westminster Hall, o caixão chegou em um cortejo ao som das bandas das forças de elite do Exército.

O agora Rei Charles III e os outros filhos da rainha acompanharam o cortejo a pé, e o príncipe William e Harry vinham logo atrás deles.

A todo momento, o corpo da monarca foi escoltado pela Guarda, e o Big Ben, ícone do Reino Unido, tocou a cada minuto da procissão. Como protocolo obrigatório estava o silêncio de qualquer pessoa que acompanhasse o cortejo.

Em Londres, tudo foi feito de uma forma que não interferisse no evento. Dessa maneira, até a rota de aviões no aeroporto de Heathrow foi mudada para evitar barulho.

Ao todo, o velório público no Palácio de Westminster durou quatro dias, e depois o caixão foi levado para a Abadia de Westminster para o funeral com a presença de chefes de Estado no dia 19 de setembro.

Morte da Rainha

Rainha Elizabeth 2º morreu no dia 8 de setembro aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia. Na ocasião, a informação foi confirmada nas redes sociais da família Real.

Anteriormente, Elizabeth estava em observação médica, e os familiares foram informados para viajarem até o local devido ao estado de saúde da monarca, que morreu de maneira pacífica ao lado dos filhos, netos, bisnetos e outros membros da família.

Após sua morte, Charles, seu filho mais velho, torna-se rei, e sua esposa Camilla é agora a rainha consorte. 

Ao todo, a rainha ocupou o poder por 70 anos, sendo a monarca mais longeva da história do Reino Unido. Ela nasceu em 21 de abril de 1926, e assumiu o trono aos 25 anos, após a morte do pai, o rei George 6º.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Mulher morre após usar Ozempic para emagrecer na Austrália

Uma mulher de 56 anos morreu após usar os medicamentos Ozempic e Saxenda  com o objetivo de emagrecer antes do casamento de sua filha....

Tesouro romano é descoberto por mergulhador amador no mar de Sardenha

Um impressionante tesouro romano foi descoberto por um mergulhador no fundo mar Mediterrâneo na costa nordeste da Sardenha, na Itália. Trata-se de um rico...

Apresentador de rádio é assassinado em transmissão ao vivo nas Filipinas

O apresentador de rádio Juan Jumalon, de 57 anos, foi assassinado durante uma transmissão ao vivo nas Filipinas. Ele foi surpreendido pelo atirador enquanto...

Pedestre toma choque em lixeira de SP; imagens impressionantes

Um pedestre sofreu um choque elétrico ao encostar em uma lixeira na Rua das Flechas, Jardim Prudência, em São Paulo, na última segunda-feira (30)....
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis