Um passageiro abriu a porta de emergência de um avião durante voo na Coreia do Sul e quase provocou uma tragédia nesta sexta-feira (26). O homem de cerca de 30 anos acabou preso. A situação foi registrada em vídeo. (Assista abaixo)
De acordo com as autoridades locais, faltavam pouco menos de três minutos para uma aeronave, da companhia Asiana Airlines, pousar no aeroporto de Daegu quando o incidente aconteceu.
Sentado perto da saída de emergência, o passageiro simplesmente abriu a porta do avião durante voo, a aproximadamente 200 metros de altura. “Abriu a porta manualmente ao tocar a alavanca”, explicou um representante da empresa sul-coreana.
A falta de noção do homem fez com que algumas das 194 pessoas a bordo entrassem em pânico. Em entrevista à agência local Yonhap, um dos passageiros, que estava com o filho menor de idade, disse que achou “que o avião ia explodir” e que as pessoas que estavam próximas a porta aparentavam estar desmaiando.
Por fim, o avião Airbus A321-200 pousou com segurança por volta das 12h40 no horário local (0h40 no horário de Brasília). Conforme a Asiana, ninguém se feriu gravemente, mas nove pessoas precisaram ser levadas para hospitais devido a dificuldades respiratórias
O homem foi preso e passou por interrogatório. Até o momento, não foi divulgada o porquê de ele ter aberto a porta do avião
Nas imagens, é possível ver o passageiros enfrentando uma forte corrente de ar que entra pela porta aberta da aeronave.
Veja os vídeos:
Door of Asiana Airlines plane opens in mid-air just before landing in South Korea; 9 people taken to hospital with breathing difficulties pic.twitter.com/rUI6LTRihj
— BNO News (@BNONews) May 26, 2023
Man arrested after opening door as plane prepared to land in South Korea, 9 people taken to hospital – Yonhap pic.twitter.com/2cCmwV27Yg
— BNO News (@BNONews) May 26, 2023
Em dezembro de 2022, uma passageira tentou abrir a porta de um avião em pleno voo de um Boeing 737 MAX 8, da Southwest Airlines, que fazia o trajeto de Houston a Columbus, nos EUA.
De acordo com as autoridades locais, Elom Agbegninou, de 34 anos, caminhou até a parte traseira do avião e ficou olhando para a porta de saída. Uma comissária então solicitou que a mulher usasse o avião ou voltasse a se sentar, mas ela se recusou.
Em vez disso, Elom pediu para olhar por uma janela e quando teve o pedido negado, simplesmente, tentou abrir a porta do avião, que estava a cerca de 11,28 km de altitude.
“JESUS ME MANDOU VOAR PARA OHIO E PARA ABRIR A PORTA DO AVIÃO”, DISSE A PASSAGEIRA ao ser dominada pela tripulação.