Carregando...

Queda de avião no Nepal foi causada por falha humana; 72 mortos

Segundo o relatório, o voo era operado por dois comandantes, um em processo de familiarização com o aeródromo e o outro era instrutor

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

A queda do avião no Nepal, que deixou 72 vítimas fatais em janeiro deste ano, foi causada por uma falha humana, apontam as conclusões preliminares de uma investigação internacional. O acidente aéreo com o voo 691 da Yeti Airlines ocorreu pouco tempo antes da aeronave aterrissar. 

De acordo com a Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), as hélices do avião foram postas em passo-bandeira pelo piloto, o que fez com que a aeronave parasse no ar e perdesse a sustentação. 

- Anúncio -

“Ambos os motores perderam potência. Foi uma falha humana”, disse Buddhi Sagar Lamichhane, membro-secretário do comitê de investigação formado pelo governo, à Agência EFE. 

Embora ainda faltem muitos fatores a serem investigados, até o momento, a apuração não encontrou nenhuma falha de motor. Além disso, os responsáveis ainda “estão analisando a razão por trás do ocorrido com ambas as hélices”, completou Lamichhane. 

Destaques sobre *** por e-mail

O relatório também apontou que o voo 691 da Yeti Airlines era operado por dois comandantes, um deles em processo de familiarização com o aeródromo, enquanto o outro era o piloto instrutor. 

A queda do avião no Nepal aconteceu 20 minutos após a decolagem em Katmandu. Os passageiros já podiam avistar os arredores do aeroporto onde pousariam quando perderam suas vidas. 

A tripulação, que também não resistiu ao acidente aéreo, estava em seu terceiro voo do dia. Eles já haviam percorrido as rotas Katmandu-Pokhara e Pokhara-Katmandu, que tem duração inferior a meia-hora, quando a queda aconteceu. 

Vídeo da queda do avião do Nepal

A queda do avião no Nepal, ocorrida no dia 15 de janeiro, foi filmada por um dos passageiros que fazia uma live no Facebook

As imagens iniciam dentro do avião e, na sequência, mostram a cidade de Pokhara e os arredores do aeroporto. De repente, quando a aeronave se prepara para o pouso, é possível perceber que alguma coisa acontece e gritos são ouvidos enquanto aparentemente o celular é derrubado.

Então um estrondo ensurdecedor é transmitido pelo áudio e, em segundos, as chamas tomam conta da tela. A live termina mostrando destroços do avião em meio ao fogo e galhos da vegetação próxima. 

Segundo a BBC, amigos e familiares do indiano Sonu Jaiswal confirmaram ter sido ele o autor do vídeo que mostra o acidente de dentro da aeronave. Eles ainda afirmaram que assistiram a transmissão assustadora pela rede social.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Mulher morre após usar Ozempic para emagrecer na Austrália

Uma mulher de 56 anos morreu após usar os medicamentos Ozempic e Saxenda  com o objetivo de emagrecer antes do casamento de sua filha....

Tesouro romano é descoberto por mergulhador amador no mar de Sardenha

Um impressionante tesouro romano foi descoberto por um mergulhador no fundo mar Mediterrâneo na costa nordeste da Sardenha, na Itália. Trata-se de um rico...

Apresentador de rádio é assassinado em transmissão ao vivo nas Filipinas

O apresentador de rádio Juan Jumalon, de 57 anos, foi assassinado durante uma transmissão ao vivo nas Filipinas. Ele foi surpreendido pelo atirador enquanto...

Pedestre toma choque em lixeira de SP; imagens impressionantes

Um pedestre sofreu um choque elétrico ao encostar em uma lixeira na Rua das Flechas, Jardim Prudência, em São Paulo, na última segunda-feira (30)....
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis