Carregando...

Veja como vai funcionar o primeiro teste de bafômetro para a covid-19

De acordo FDA, a máquina de teste de bafômetro para a covid-19 detecta compostos químicos associados ao coronavírus na respiração.

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

Nesta quinta-feira (14), a Agência Reguladora de Medicamentos e Alimentação dos Estados Unidos (FDA) concedeu a autorização de uso emergencial para a primeira máquina de teste de bafômetro para a covid-19.

Segundo a agência, a máquina é capaz de detectar compostos químicos associados ao coronavírus na respiração.

- Anúncio -

A princípio, os testes com o bafômetro podem ser realizados em ambientes como consultórios médicos, hospitais ou até mesmo em locais de testes móveis. O aparelho, segundo a FDA, é do tamanho de uma bagagem de mão.

Testes de bafômetro podem sair em menos de três minutos

Realizados por um operador qualificado e com a supervisão de um profissional de saúde licenciado, os testes de bafômetro podem sair em menos de três minutos

Destaques sobre *** por e-mail

Segundo Jeff Shuren, diretor do Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica da FDA, a autorização é mais um exemplo da rápida inovação que ocorre com testes de covid-19.

“A FDA continua apoiando o desenvolvimento de novos testes de covid-19 com o objetivo de avançar em tecnologias que possam ajudar a enfrentar a atual pandemia, além de posicionar melhor os Estados Unidos para a próxima emergência de saúde pública”, disse o diretor da FDA.

Entenda como foi o estudo do teste de bafômetro

No estudo validado com 2.409 indivíduos com e sem sintomas, o teste de bafômetro mostrou uma sensibilidade de 92,2%, e 99,3% de especificidade. 

Além disso, segundo o estudo, em uma população com apenas 4,2% de pessoas positivas para o vírus, o teste teve um valor preditivo negativo de 99,6%, ou seja, as pessoas que receberam um resultado negativo provavelmente são realmente negativas em áreas de baixa prevalência da doença.

Ainda conforme informações divulgadas pela FDA, o bafômetro usa uma técnica de espectrometria de massa de gás de cromatografia gasosa para separar e identificar misturas químicas, além de detectar rapidamente cinco compostos voláteis associados à infecção por SARS-CoV-2 na respiração.

Dessa maneira, quando o detector pega a presença do vírus no organismo do indivíduo, um resultado positivo presuntivo, ou seja, não confirmado, aparece, e então deve ser confirmado com um teste molecular. 

Ao todo, a InspectIR pretende produzir aproximadamente 100 bafômetros por semana, que podem ser usados para avaliar cerca de 160 amostras de covid-19 por dia, aumentando em 64.000 amostras por mês.

Veja como será o primeiro teste de bafômetro para a covid-19

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Mulher morre após usar Ozempic para emagrecer na Austrália

Uma mulher de 56 anos morreu após usar os medicamentos Ozempic e Saxenda  com o objetivo de emagrecer antes do casamento de sua filha....

Tesouro romano é descoberto por mergulhador amador no mar de Sardenha

Um impressionante tesouro romano foi descoberto por um mergulhador no fundo mar Mediterrâneo na costa nordeste da Sardenha, na Itália. Trata-se de um rico...

Apresentador de rádio é assassinado em transmissão ao vivo nas Filipinas

O apresentador de rádio Juan Jumalon, de 57 anos, foi assassinado durante uma transmissão ao vivo nas Filipinas. Ele foi surpreendido pelo atirador enquanto...

Pedestre toma choque em lixeira de SP; imagens impressionantes

Um pedestre sofreu um choque elétrico ao encostar em uma lixeira na Rua das Flechas, Jardim Prudência, em São Paulo, na última segunda-feira (30)....
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis