Durante essa quinta-feira (10), em coletiva de imprensa, o governador do estado de São Paulo, João Dória, afirmou que estaria realizando um reajuste salarial para os policiais e agentes penitenciários em até 20% durante o ano de 2022. Ao todo é estimado que ao menos 250 mil profissionais sejam beneficiados com o aumento que até então sendo prometido somente pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, mas que não estava indo para a frente devido a falta de verbas. A única alternativa feita por Jair foi em relação ao aumento do piso salarial dos professores, que foi elevado em cerca de 33% na rede básica de saúde.
João Dória disse em entrevista que é um momento bastante significativo para o estado e que estavam há algum tempo investigando como poderiam aumentar o salário de seus colaboradores. De acordo com ele, esse é um fruto de uma decisão e trabalho em equipe de muitos servidores de São Paulo, SP.
De acordo com dados que foram liberados pelo Estado, é estimado que João Dória tenha gasto o valor de R$ 5,9 bilhões no ano de 2021 para que os reajustes salariais fossem realizados, O que acabou ocasionando em um déficit de gastos fazendo com que uma parte do que seria destinado para as obras públicas fosse parado.
A partir de agora, o salário de um profissional de segunda fase deve chegar a uma faixa de R$ 5,8 mil sem que se esteja levando em conta os benefícios que ele tem por fora, como o vale alimentação.
