Carregando...

Home Site Página 987

584 cidades de Minas Gerais tem alerta de chuva intensa para essa semana!

Durante a última segunda-feira (31), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou uma nota alertando ao menos 584 cidades do estado de Minas Gerais sobre os riscos de chuva intensa para essa terça-feira (01) a partir das 11 horas. O INMET afirmou que haverá excesso de chuvas que podem chegar a 100 mm/dia junto a rajadas de ventos que podem ocasionar no destelhamento de casas junto à queda de árvores.

A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, também está na lista de alertas e pode sofrer com o corte de energia elétrica em algumas regiões junto a riscos de alagamento.  Outras cidades que foram alertadas são Abadia dos Dourados, Abaeté, Abre Campo, Acaiaca, Água Comprida, Aguanil, Aiuruoca e Alagoa.

O instituto ainda trouxe algumas recomendações para os grupos de brasileiros e estrangeiros que vivem nas cidades que estão em risco de chuva intensa: 

  • Necessário fechar as janelas e portas da casa em caso de rajada de vento para garantir que nenhum vidro irá quebrar. 
  • Evitar estacionar veículos sobre a rua devido ao fato de correr o risco de chuvas de granizo com o decorrer do dia. Preferir sempre optar pelas garagens abertas que garantem a proteção do automóvel
  • Evitar usar qualquer tipo de aparelho eletrônico que esteja ligado à tomada porque ele pode queimar em caso de estouro de raios. 

O INMET afirmou que em caso de emergência, pode-se entrar em contato com a Defesa Civil através do número 199. Os moradores de Minas Gerais também podem contar com o auxílio de bombeiros. 

Cronograma do SISU é lançado: veja datas e como será!

O novo cronograma do SISU foi lançado pelo Governo Federal durante a última segunda-feira (31) e prevê que os estudantes possam usar a nota tanto do ENEM 2021 quanto de anos anteriores para que seja possível ingressar na instituição superior de ensino de forma totalmente gratuita. Existe a alternativa de ingressar por renda ou cor da pele, que são cotas que devem ser provadas após a aprovação do estudante, ou então, através da ampla concorrência que independente da renda ou de cotas, não sendo necessário comprovar dificuldades econômicas ou relacionadas. 

De acordo com o novo cronograma SISU que foi liberado durante a segunda-feira (31), as inscrições estão previstas para começar no dia 15 de fevereiro e devem terminar durante o dia 18 do mesmo mês. O resultado é liberado no dia 22 enquanto o prazo de matrículas é feito do dia 23 até 08 de março, dando ainda mais tempo para que o estudante leve os seus documentos até a universidade e faça todos os processos que seja necessário. A segunda chamada das vagas que faltavam serem preenchidas devido à falta de retorno dos aprovados primeiramente, deve ocorrer a partir do dia 10 de março, apenas. 

Vale salientar que é necessário que o estudante tenha tirado a nota acima de 0 na redação do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e que tenha a média de notas acima de 400 pontos. Além disso, dependendo do curso, a nota de corte pode ser superior a 900, principalmente em áreas mais caras como medicina e advocacia. Por isso, é importante ter um desempenho melhor.

Fevereiro deve ser mês de chuva intensa em Minas Gerais

O mês de fevereiro começou e, com isso, é estimado que o estado de Minas Gerais enfrente uma nova onda de frio e  excesso de chuvas. Em suma, o estado já foi prejudicado durante o começo do mês de janeiro e algumas cidades tiveram que decretar o estado de emergência após perderem casas e construções. Deste modo, os cidadãos só tiveram acesso ao abono salarial do PIS e PASEP antecipado junto ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). 

As chuvas estão previstas para começar a partir das 11 horas desta terça-feira em mais de 500 cidades do estado de Minas Gerais, sendo principalmente em Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, Alto Paranaíba e no Triângulo Mineiro.  O sol  deve aparecer de forma mais suave no Vale do Jequitinhonha e também no Vale do Rio Doce. 

O INMET argumenta que a população pode entrar em contato com a Defesa Civil com o número 199. Além disso, pedem que todos deixem o carro estacionado longe de placas de rua e árvores porque podem acabar sendo derrubados devido ao excesso de ventos. 

Estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul também devem enfrentar uma onda de ar frio nos próximos dias, ela começou na última quinta-feira (27). O Rio Grande do Sul estava com temperaturas que se aproximavam da marca de 40 graus e cerca de 200 cidades haviam decretado estado de emergência devido ao excesso de sol que estava prejudicando as plantações. 

Vacinação da Covid-19: escolas irão pedir comprovante na volta às aulas?

Escolas particulares que estão localizadas em Florianópolis, Joinville e Blumenau, as três principais cidades do estado de Santa Catarina, devem descartar o comprovante de vacinação da Covid-19 para a volta às aulas. Deste modo, mesmo que os pais não vacinam aos seus filhos que estejam abaixo dos 18 anos de idade, eles poderão ir para as atividades presenciais normalmente em 2022.

No entanto, o mesmo não serve para alguns municípios que estão exigindo que as crianças apresentem o atestado de vacinação em dia da Covid-19, geralmente, são as escolas públicas que não estão visando o lucro.

Covid-19: Como será a volta às aulas durante o ano de 2022 no estado de Santa Catarina? 

Praticamente todas as cidades devem começar presencialmente durante a primeira ou segunda semana de fevereiro. No entanto, isso não é uma regra e varia de acordo com o fato da instituição de ensino ser estadual ou municipal. As estaduais começam todas de apenas uma vez, enquanto as municipais contam com dias diferentes de acordo com cada cidade e calendário. 

Os institutos federais de Santa Catarina estão adotando o modelo híbrido de ensino desde o ano de 2021 em que os alunos estudam presencialmente durante uma semana enquanto na outra devem ficar em casa para abrir espaço na escola para os grupos que estiveram em casa durante o tempo em que estiveram presencialmente.

O estado conta com mais de 20.579 mortes pelo coronavírus, sendo cerca de 29 deles somente nas últimas 24 horas.  

Dólar tem queda de 5%: o que está acontecendo no radar econômico?

Durante o mês de janeiro, o dólar teve uma queda de 5% tendo em vista o atual cenário econômico, enquanto o ouro terminou o dia puxado em alta após a queda da moeda norte-americana que deixou a negociação do ativo mais em conta. A diminuição do preço ocorre em um momento em que a Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve se reunir nesta quarta-feira (02) para discutir sobre a possibilidade de aumentar a taxa de juros básica no Brasil para cerca de 10,75%, atualmente está na faixa de 9,25%. 

A taxa Selic estava há cerca de quatro anos e meio estagnada abaixo dos dois dígitos e em fevereiro do ano passado chegou a  2% em constante queda. O aumento dos juros surge como uma forma de atrair investidores para o Tesouro Direito em dólar ao mesmo tempo em que se controla os índices de inflação, que terminaram o ano de 2021 a 10,06%. As expectativas de IPCA para o ano de 2022 são de 3.5% mas especialistas argumentam que a taxa pode chegar a 6% dependendo dos resultados das eleições, estagnação da economia e valor que será pago em programas sociais para a população brasileira. 

O dólar estava enfrentando um movimento de nova alta após a liberação de expectativas do PIB, Produto Interno Bruto, durante os próximos meses: é de apenas 0,3% se crescimento ao ano. A indústria, de acordo com o ANIP, deve crescer apenas 1,2% durante o ano de 2022. A recessão econômica é um dos aspectos que influenciam de forma negativa os investidores. 

Piauí reajusta teto salarial dos professores, veja quais os valores!

Durante a última segunda-feira (31), o governador Wellington, do Piauí,  anunciou que estaria alterando o teto salarial dos professores do estado para cerca de R$ 3.845,63. O novo piso foi anunciado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a última semana. O Ministério da Economia, liderado por Paulo Guedes, esperava um reajuste de apenas 7%, como ocorreu nos últimos anos, mas a adição do piso chegou a pouco mais de 33%. 

No ano de 2021, os professores do estado não haviam tido nenhum reajuste de piso salarial devido à decisão do Governo Federal. Até antes do reajuste e determinação do decreto, o valor recebido por cerca de 40 horas semanais para um ACT era de R$ 3.451,20 junto a um vale alimentação com o valor de R$ 142. 

Professores de outros estados, como Santa Catarina, recebem valores maiores qye i determinado pelo Governo Federal como o piso mínimo.  A rede estadual está pagando o valor mínimo de R$ 5 mil, o que pode aumentar caso o cidadão tenha   mestrado ou doutorado. O  piso de R$ 5 mil é destinado para os grupos de professores que atuam ao menos 40 horas semanais. 

O presidente Bolsonaro afirmou que não poderia fazer um reajuste maior que 33% devido ao fato de que há a falta de verbas devido ao excesso de dívidas públicas do atual governo federal. O valor devido chega a 80% do PIB, Produto Interno Bruto, ou seja, cerca de R $5,4 trilhões em dívidas. Em anúncio, Jair afirmou que não deve reajustar o salário de policiais e que deve esperar até 2023. 

Horóscopo do mês para áries, touro, câncer e gêmeos

O horóscopo do mês aguarda uma série de novidades para os signos de áries, touro, câncer e gêmeos. Fevereiro deve ser o momento de descoberta de coisas novas e até mesmo de traições que estão acontecendo dentro do relacionamento. O dia 01 de fevereiro também começa com o ano novo chinês e o regente de tigre que está sempre em movimento e ação, fazendo com que a rotina dos próximos dias se torne mais movimentada e propensa para a criação de projetos dos mais variados ramos. 

  • Áries: é o momento de evitar o excesso de estresse e dar prioridade para a calmaria. Pessoas de áries costumam ser estouradas  e isso pode fazer com que percam boas oportunidades em seus relacionamentos e até mesmo dentro da empresa na qual trabalham. Uma dica é conversar com as pessoas e estar sempre pedindo sugestões sobre o que melhorar. O excesso de orgulho é algo a se observar. 
  • Touro: apesar do amor pela comida, agora é o momento de dar uma acalmada e começar até mesmo uma dieta caso esteja sentindo que não está bem com o seu próprio corpo. Comece a praticar exercícios físicos como corrida e caminhada  para auxiliar na recuperação da auto estima e melhorar o sono. 
  • Câncer: deixe de ser uma pessoa tão sentimental e comece a dar prioridade para a razão no momento de fechar os seus negócios e até mesmo de fazer negociações. 
  • Gêmeos é o signo do horóscopo da carreira e dos estudos, por isso, comece a investir. 

BR-480 RS: ônibus tombou e deixou ao menos 26 feridos, tragédia!

Durante a manhã desta terça-feira (01), um ônibus tombou na BR-480 RS e deixou ao menos 26 pessoas e uma vítima fatal que  foi identificada como Lourdes Dal Pra Licks, 80 anos. O acidente ocorreu entre as vias de Erechim e Barão de Cotegipe  por volta das 2h52. O Corpo de Bombeiros teve que ser acionado para retirar as pessoas do local junto à ambulância. Eles foram levados para o hospital com o objetivo de curar os ferimentos e saber se havia algum osso ou parte do corpo que foi prejudicada com a batida ocasionada pelo tombo.

Por volta das 6 horas, havia uma equipe no local junto aos peritos do IGP que estavam recolhendo informações sobre o que poderia ter ocasionado o acidente do ônibus.  O trânsito, em nenhum momento,  foi interrompido para as investigações e está fluindo normalmente durante  a manhã desta terça-feira (01).

De acordo com os dados que foram liberados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), havia cerca de 42 pessoas dentro do transporte, mas algumas conseguiram se salvar e não tiveram nenhum ferimento. Segundo o motorista, o ônibus acabou saindo da pista até que acabou tombando. 

Mais notícias RS

Durante a última segunda-feira (31), o Ministério da Cidadania terminou de realizar o pagamento do Auxílio Brasil para os grupos com o final do NIS 0. O valor pago para a população que estava inscrita no Cadastro Único é de R$ 400 e esse teto deve continuar o mesmo até o final do ano de 2022 como forma de estimular a economia no país. 

CNC: intenção de consumo de janeiro atinge melhores números desde 2020

Durante a última segunda-feira (31), foi divulgado o indicador que monitora a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) que mostrou que os índices de janeiro estão mais satisfatórios que os dados referentes ao mês de maio de 2020, tempo depois em que houve o início da pandemia da Covid-19 que, em apenas dois anos, deixou cerca de 25 milhões de casos registrados. O aumento, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é de 1,1% em relação ao mês anterior e chega a ser mais de 3,6% em relação ao mesmo período do ano de 2021. 

O cálculo da CNC é feito com base em entrevistas que são feitas com consumidores de todo país, sendo ao menos 18 mil pessoas.  Apesar das boas expectativas de crescimento para as lojas e empresas que vendem serviços e produtos, o PIB, Produto Interno Bruto, para o ano de 2022 deve se manter estagnado com um crescimento de apenas 0,3% que no final não deve recuperar a faixa de 4% perdida em 2020. 

Outro aspecto que preocupa os consumidores em relação ao consumo, CNC, é a inflação alta que terminou em 2021 com a taxa de 10,06%, um dos maiores valores desde 2015 com o governo do Partido dos Trabalhadores, PT. 

A ANIP também informou que as expectativas de crescimento para as empresas têxteis e de setores semelhantes devem ser pequenas, sendo de apenas 1,2% em 2022. Mostrando, novamente, que há uma estagnação da economia para os próximos meses. E, devido ao excesso de sol e falta de chuva,  produção de soja foi prejudicada. 

INSS entra em greve e perícia médica é travada nesta terça – 01 de janeiro

Os peritos médicos do INSS começaram uma greve durante a última segunda-feira (31) que deve se estender até essa terça-feira (01). Márcio, que tinha uma consulta agendada para solicitar a aposentadoria por invalidez, afirmou que todos estavam esperando na frente do instituto mas que não foram atendidos durante o começo da semana em Brusque, Santa Catarina. O mesmo aconteceu no Rio de Janeiro em que as famílias tiveram que ficar sob chuva após não terem sido atendidas. Entre as solicitações dos profissionais, estão: 

  • Aumento salarial que realmente siga a desvalorização do real e a inflação, sendo um reajuste com o valor mínimo de 19%.
  • Fixação do número máximo de apenas 12 pessoas atendidas durante o dia e não mais que isso. Muitos profissionais, de acordo com os médicos, chegam a atender mais de 20 pessoas, o que acaba cortando a qualidade do atendimento diariamente. 
  • Alteração das autoridades que estão presentes na Subsecretaria da Perícia Médica Federal.
  • Final dos processos de tele perícia em que o médico é obrigado a atender o paciente de forma totalmente online devido ao vírus da Covid-19.
  • Mudanças em relação às clínicas do INSS e melhora nas condições de serviço junto aos materiais que devem ser usados. 

Somente no Rio de Janeiro durante a última segunda-feira (31), é estimado que mais de 240 perícias tiveram que ser agendadas novamente devido às greves do INSS. Fabiane Pereira, moradora da cidade, argumentou que não conseguiu de novo e que está tentando há um tempo ter acesso à perícia. 

×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis