Carregando...

Atenção! Google vai excluir contas inativas em dezembro

A empresa vai atualizar política para exclusão de contas abandonadas há mais de 2 anos, visando segurança na internet.

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

O Google anunciou recentemente uma atualização em sua política de contas inativas, revelando que a partir de dezembro acessos que estejam sem uso por mais de 2 anos serão excluídas da plataforma.

A medida é direcionada exclusivamente às contas pessoais, e não tem impacto nas contas de organizações, como escolas ou empresas, nem nas contas com assinatura Google One.

- Anúncio -

De acordo com a empresa, a medida tem como objetivo garantir a segurança dos usuários na internet, pois contas abandonadas são consideradas vulneráveis e podem ser alvos de agentes mal intencionados, que podem utilizar essas contas para ações prejudiciais, como roubo de identidade e disseminação de spam.

Dessa maneira, serão deletados os seguintes recursos:

Destaques sobre *** por e-mail

  • e-mails e o perfil do Google;
  • conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda);
  • YouTube;
  • Google Fotos.

Exclusão de contas inativas vai acontecer por fases

A exclusão das contas inativas será realizada de forma gradual, com notificações sendo enviadas aos usuários ao longo dos meses anteriores à exclusão.

Essas notificações, segundo a empresa, serão enviadas tanto para o endereço de e-mail da conta quanto para o e-mail de recuperação, caso tenha sido fornecido.

Além disso, a empresa informou que irá começar o procedimento com contas que foram criadas e nunca mais usadas.

Como evitar a exclusão?

Para evitar a exclusão, os usuários devem realizar pelo menos uma atividade a cada dois anos em sua conta.

Dessa maneira, é importante que os usuários entrem para ler ou enviar um e-mail, usar o Google Drive, assistir vídeos no YouTube, baixar um aplicativo na Google Play Store, utilizar a Busca do Google ou fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros utilizando o Login com o Google.

O Google Fotos, por outro lado, tem uma política de exclusão própria e precisa ser acessado independentemente.

Além disso, a empresa também informou que os usuários também têm a opção de estabelecer o que deve ocorrer quando uma conta permanece inativa por até 18 meses, levando em consideração situações como falecimento, por exemplo.

Para realizar essa ação, é preciso acessar a seção de “Seu Legado Digital” na área de “Dados e Privacidade”. Dentro dessa seção, estão disponíveis as seguintes opções:

  • Enviar arquivos específicos para contatos confiáveis de sua escolha.
  • Configurar uma resposta automática no Gmail.
  • Excluir completamente sua conta.
- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Vídeo mostra colisão da sonda Dart, da Nasa, com asteroide Dimorphos

Um vídeo fascinante, divulgado recentemente, mostra a colisão da sonda Dart, da Nasa, com o asteroide Dimorphos, ocorrido em setembro de 2022. As imagens...

Prada nas alturas! Grife italiana vai desenhar trajes espaciais para próxima missão lunar da Nasa

Já pensou em ver astronautas vestindo Prada? A conceituada grife italiana anunciou uma parceria com a fabricante de trajes espaciais Axiom Space para desenhar...

Como enviar fotos em HD pelo WhatsApp?

Um dos pedidos mais feitos pelos usuários foi finalmente atendido: o envio de fotos em HD pelo WhatsApp. O lançamento do novo recurso foi feito...

WhatsApp lança filtro para separar conversas pessoais e profissionais

O WhatsApp está introduzindo um recurso inovador em sua plataforma de mensagens, oferecendo aos usuários um filtro capaz de separar suas conversas pessoais das...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis