O governo do estado do Espírito Santo (ES) anunciou durante a última segunda-feira (31) que deve oferecer um reajuste salarial de 6% paras os servidores públicos a partir de fevereiro deste ano devido ao fato de que a inflação elevada em 10,06% durante o ano de 2021 fez com que muitas categorias tivessem que enfrentar a perda de poder aquisitivo.
Os policiais, de acordo com o governo do estado, foram os mais favorecidos em relação a esse aumento, no entanto, a porcentagem não foi liberada até então. O projeto de reajuste salarial e o texto com a proposta foram encaminhados para a Assembleia Legislativa do Estado (Ales).
O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos Marcelo Calmon afirmou que o reajuste de 6% foi determinado como forma de não comprometer a fiscalização do estado de Espírito Santo (ES) ao mesmo tempo em que podem garantir um aumento para os servidores públicos em plena pandemia como forma de estimular a economia na recuperação do pós Covid-19.
Os professores da rede pública para os anos iniciais também devem ser beneficiados com o reajuste federal que foi criado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O aumento esperado pelo Ministério da Economia era de apenas 7% mas acabou sendo elevado em cerca de um terço, em cerca de 33% devido ao fato de que os índices de IPCA estavam elevados durante 2021. A legislação prevê uma alteração do teto anualmente. O presidente afirmou que, em escala federal, os policiais terão que esperar até o ano de 2023 para ter reajuste.
