Carregando...

Vacina para a varíola dos macacos já está sendo negociada; entenda!

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a varíola dos macacos deve chegar ao Brasil entre o terceiro e quarto trimestre de 2022.

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

O Brasil deve logo receber a vacina contra a varíola dos macacos no país, já que a compra está sendo negociada segundo informações do Ministério da Saúde brasileiro.

Atualmente, já são cerca de três casos da infecção no Brasil, sendo um no Rio Grande do Sul e outros dois em São Paulo.

- Anúncio -

Em entrevista ao jornal Metrópoles, Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, afirmou que o governo está negociando a compra das vacinas, e que já houve inclusive uma reunião com o fabricante e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Vacina contra a varíola dos macacos deve chegar entre o terceiro e quarto trimestre de 2022

Em entrevista à jornalista Larissa Alvarenga, do Metrópoles, Arnaldo Medeiros disse que a expectativa é que as doses da vacina cheguem ao Brasil entre o terceiro e o quarto trimestre de 2022, mais provavelmente a partir de agosto.

Destaques sobre *** por e-mail

Entretanto, Medeiros acrescentou que a OMS não deve recomendar que a vacina contra a varíola dos macacos seja aplicada em massa. Inicialmente, o governo pretende imunizar os profissionais de saúde, principalmente os trabalhadores de laboratórios de diagnóstico que possuem mais contato com amostras contaminadas. 

“É um público-alvo bem mais restrito do que o da Covid-19, por exemplo”, enfatizou Medeiros. 

Ao suspeitar da doença, o secretário aproveitou para enfatizar que o indivíduo deve procurar uma unidade médica para fazer um exame RT-PCR.

Varíola dos macacos

Você já ouviu falar em varíola dos macacos? A doença é rara, e foi descoberta pela primeira vez em 1958, e o primeiro caso em um ser humano foi em 1970, na República Democrática do Congo.

Ainda de acordo com estudiosos, a varíola dos macacos é causada pelo vírus da varíola símia, que está estruturalmente relacionado com o vírus da varíola e causa da doença. Entretanto, essa variação é geralmente mais leve, e os infectados com a varíola dos macacos costumam se curar em questão de semanas.

Sintomas

Entre os sintomas da doença estão:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Calafrios;
  • Cansaço;
  • Erupções cutâneas.
- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Médicos retiram 62 colheres do estômago de paciente

Médicos de um hospital privado em Muzaffarnagar, na Índia, retiraram 62 colheres do estômago de um paciente de 32 anos, que precisou passar por...

Larissa Manoela é diagnosticada com síndrome do ovário policístico

Nesta terça-feira (20), a atriz Larissa Manoela revelou ter sido diagnosticada com síndrome do ovário policístico, um distúrbio capaz de mudar o processo normal...

Influenciador Carlinhos Maia anuncia afastamento das redes sociais

O influenciador Carlinhos Maia, de 31 anos, anunciou neste sábado (17) que irá se afastar das redes sociais por tempo indeterminado. De acordo com...

Stênio Garcia pega Covid após desobedecer a esposa: “Estou muito mal”

Stênio Garcia pegou Covid após desobedecer a esposa, Marilene Saade, e não usar máscara para impedir a infecção pelo novo coronavírus. O ator de...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis