A Bielorrússia, que foi representada por Alexander Lukashenko em sua manifestação durante essa sexta-feira (28) através da televisão local, afirmou que deve ficar do lado da Rússia caso decidam invadir a Ucrânia. Há duas semanas a Otan vem acusando o país oriental de estar com mais de 100 mil soldados na fronteira e, de acordo com o presidente dos Estados Unidos, podem invadir a qualquer momento.
O discurso do país ocorre em um momento em que a Rússia está em constante tensão com os Estados Unidos e com o restante da União Soviética, que argumentam que Putin pode ser punido caso tente ir contra a soberania da Ucrânia. Os ucranianos já fizeram parte da União Soviética, mas tornaram-se independentes no ano de 1991 com o enfraquecimento do socialismo. Desde então, a Rússia vem se mantendo de olho sobre as possíveis vantagens que pode obter ao atacar e fazer com que se tornem apenas um país.
Vale salientar que o presidente Lukashenko recebeu o apoio da Rússia durante as eleições do ano de 2020 quando estava enfrentando uma série de protestos de grupos de oposição que não queriam que ele voltasse para a administração do país. Afirmou em seu discurso que a situação dos russos com a Europa se mostra bastante crítica, mas que pretende apoiar o país e membros em seu território caso decidam que haverá a realização de ataques.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, pediu para que todos os diplomatas saíssem da capital da Ucrânia, KIEV, como proteção.
