Carregando...

Caso Rafael: Alexandra Dougokenski é sentenciada a 30 anos de prisão

O menino de 11 anos era o filho mais novo da mulher; a causa da morte foi asfixia mecânica por estrangulamento

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Após quase três anos, o Caso Rafael Winques teve seu desfecho. A mãe do menino de 11 anos, Alexandra Dougokenski foi condenada a 30 anos e dois meses de prisão pela morte do filho. O crime ocorreu em maio de 2020, em Planalto, no Norte do Rio Grande do Sul.

Ela foi considerada culpada pelos crimes de homicídio qualificado (motivo torpe, motivo fútil, asfixia, dissimulação e recurso que dificultou a defesa), ocultação de cadáver, falsidade ideológica e fraude processual.

- Anúncio -

Durante o julgamento, Alexandra Dougokenski culpou Rodrigo Winques, seu ex-marido, pela morte. “Me disse a todo momento que, se eu contasse alguma coisa, ele ia voltar e matar toda a minha família”, afirmou ela. 

A defesa de mãe no Caso Rafael sustenta que o responsável pela morte do menino foi o pai e que ele teria mentido sobre onde estava no dia do assassinato. Jean Severo, advogado da ré, declarou que deve recorrer da decisão e pedir a anulação do júri popular, que durou três dias. 

Destaques sobre *** por e-mail

Na época do crime, Alexandra já estava separada de Winkes e namorava outro homem. O ex-marido vivia em Bento Gonçaves, na Serra Gaúcha. 

Segundo a acusação, ela premeditou o crime, drogou o filho com Diazepam e o estrangulou com uma corda de varal. A polícia encontrou pesquisas sobre estrangulamento no celular da mãe durante a investigação. 

Recentemente, a Justiça de Farroupilha, também no Rio Grande do Sul, acatou um pedido do Ministério Público e determinou que a Polícia Civil reabra a investigação sobre a morte do ex-marido de Alexandra Dougokenski. 

José Dougokenski foi encontrado morto em 2007 e o caso foi concluído como suícido. No entanto, após o Caso Rafael, a família do homem passou a acreditar que ele possa ter sido assassinado. 

Relembre o Caso Rafael

Em 15 de maio de 2020, o Caso Rafael foi aberto depois da mãe declarar que o menino desapareceu durante a noite. Ela afirmou que quando acordou o filho não estava em seu quarto. 

Em 20 de maio, Alexandra Dougokenski concedeu uma entrevista e pediu ajuda para descobrir o paradeiro do filho. No mesmo dia, o corpo de Rafael foi localizado, por volta das 17h30, em uma casa vizinha à residência da família. O imóvel estava desocupado e o menino foi encontrado na garagem. 

Conforme Nadine Anflor, chefe de Polícia Civil, na ocasião, a mãe confessou que deu um medicamento para o filho por achar que ele estava muito nervoso e que a dose acabou tirando sua vida. Assustada, ela teria então enrolando o corpo em um lençol e arrastado, com ajuda de fios, até a casa ao lado. 

No entanto, no dia seguinte, o exame de necropsia apontou que a causa da morte de Rafael Winques foi asfixia mecânica por estrangulamento. Além disso, as análises também revelaram que a quantidade de remédio do sangue da vítima era insuficiente para matá-la. 

Em junho, ela admitiu ter estrangulado o filho ao ser confrontada com inconsistências comprovadas na reconstituição do crime. O delegado Eibert Moreira Neto falou sobre o novo depoimento na época: 

 “Após já ter repreendido ele pelo fato de estar passando diversas noites em claro mexendo no celular, fato que já vinha incomodando, ela resolveu ministrar o remédio para que ele dormisse”, disse o delegado. 

Ele ainda completou:

“Ela foi pra cama e por volta das 2h acordou e viu que ele ainda estava acordado mesmo após ter tomado o medicamento. Naquele momento, ela perdeu o controle da situação e resolveu de fato estrangular ele.”

Em dezembro do mesmo ano, ela mudou a versão e passou a acusar o ex-marido, Rodrigo Winke. Na época, Alexandra Dougokenski declarou que ao colocar Rafael para dormir, ele havia afirmado que o pai iria visitá-lo naquela noite. A localização do celular do pai de Rafael apontou que ele estava em Bento Gonçalves no momento do crime. 

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Idoso de 77 anos é morto dentro de delegacia de Itaim Paulista

Um idoso de 77 anos foi morto por um policial militar dentro de uma delegacia da Polícia Civil em Itaim Paulista, na Zona Leste...

Pedreiro é preso por roubar e estuprar médica em BH

Um pedreiro de 36 anos foi preso por suspeita de roubar e estuprar uma médica de 28 anos dentro do apartamento dela no bairro...

Tragédia no Forró: cantor Darlyn Morais morre após ser picada por aranha

O cantor Darlyn Morais, de 28 anos, morreu na segunda-feira (06) após ser picado por uma aranha. O artista estava internado no Hospital Geral...

Jovem que filmou a própria morte disse que iria terminar o namoro

A jovem Ielly Gabriele Alves, de 23 anos, que filmou a própria morte em Jataí, no sudoeste de Goiás, na noite do último sábado...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis