Carregando...

Curitiba volta a recomendar o uso de máscaras faciais; veja onde!

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba voltou a pedir o uso de máscaras de proteção em lugares fechados ou com aglomeração de pessoas.

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

Nesta sexta-feira (20), a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba voltou a pedir o uso de máscaras de proteção em lugares fechados ou com aglomeração de pessoas.

De acordo com a SMS, a volta da recomendação se dá após a alta do número de novos casos e dos casos ativos de covid-19 no município.

- Anúncio -

Além disso, a secretaria afirmou que o sistema de saúde de Curitiba vem enfrentando pressão pelo aumento do atendimento de outras doenças respiratórias.

Veja onde Curitiba recomenda a volta do uso de máscaras

Ainda de acordo com a SMS, a indicação para que Curitiba volte a usar máscaras de proteção vale para:

Destaques sobre *** por e-mail

  • transportes coletivos;
  • terminais;
  • estações-tubos;
  • shows;
  • jogos;
  • shoppings;
  • lojas;
  • supermercados;
  • outros lugares com aglomerações.

Além disso, o pedido para uso de máscaras em estabelecimentos de saúde e por pessoas que estejam com sintomas respiratórios continua em vigor na cidade.

Segundo Beatriz Battistella, secretária municipal da Saúde de Curitiba, o município sempre teve o compromisso de retomar o uso de máscaras se achasse necessário.

“Neste momento, a avaliação do Comitê, considerando o cenário epidemiológico, é de que há essa necessidade, somada às demais medidas para equalizar a pressão que o sistema de saúde sofre com alta de casos de covid-19 e de outras doenças respiratórias”, explicou Battistella.

Atendimento em Y

Além do pedido para que a população volte a usar máscara em Curitiba, a SMS determinou que as unidades de saúde passem a realizar o atendimento em “Y”, separando os demais casos dos atendimentos para casos respiratórios. 

A partir dessa nova medida, as unidades passam a atender apenas casos mais urgentes, e suspendem temporariamente o agendamento de pacientes crônicos.

O atendimento a gestantes, crianças, a realização de vacinação, dispensação de medicamentos e atendimento de odontologia continuam normalmente. 

Outra medida feita pela SMS foi a renovação automática das prescrições de medicamentos de uso contínuo.

Casos em Curitiba

Na semana do dia 8 a 14 de maio, foram registrados em Curitiba 13.665 atendimentos por sintomas respiratórios em geral, o equivalente a 10% acima do teto da média histórica, que seria de 12.427.

Além disso, de acordo com a SMS, houve um aumento de 171% na média móvel de novos casos de covid-19 em relação há 14 dias, com 1.466 casos da doença. 

A média móvel de casos ativos também aumentou em 299% em relação ao período anterior. 

Atualmente, a taxa de reprodução do vírus em Curitiba é de 1,42, ou seja, a cada 100 indivíduos infectados, a transmissão pode passar para outras 142 pessoas. 

Atualmente, a positividade dos testes de covid-19 em Curitiba em maio é de 27,9% contra 7,3% em abril.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Idoso de 77 anos é morto dentro de delegacia de Itaim Paulista

Um idoso de 77 anos foi morto por um policial militar dentro de uma delegacia da Polícia Civil em Itaim Paulista, na Zona Leste...

Pedreiro é preso por roubar e estuprar médica em BH

Um pedreiro de 36 anos foi preso por suspeita de roubar e estuprar uma médica de 28 anos dentro do apartamento dela no bairro...

Tragédia no Forró: cantor Darlyn Morais morre após ser picada por aranha

O cantor Darlyn Morais, de 28 anos, morreu na segunda-feira (06) após ser picado por uma aranha. O artista estava internado no Hospital Geral...

Jovem que filmou a própria morte disse que iria terminar o namoro

A jovem Ielly Gabriele Alves, de 23 anos, que filmou a própria morte em Jataí, no sudoeste de Goiás, na noite do último sábado...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis