Carregando...

Força Nacional chega no Rio de Janeiro para combate intensivo ao crime organizado

Contingente vai reforçar ações contra criminosos na Operação Maré; entenda!

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Agentes da Força Nacional de Segurança iniciaram suas operações no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (16). Os 150 militares são os primeiros de um contingente de 300 homens que será enviado para intensificar a segurança na região e dar apoio às polícias estaduais. 

A mobilização desses agentes ocorreu em resposta ao pedido do governador fluminense, Cláudio Castro, feito no fim de setembro deste ano. Na ocasião, ele solicitou que o Governo Federal auxiliasse nas ações contra criminosos durante a Operação Maré. A qual, inclusive, iniciou antes da chegada da Força Nacional. 

- Anúncio -

Além dos militares, também serão enviadas ao estado 80 viaturas, sendo 40 nesse primeiro momento. 

O projeto de intervenção da Força Nacional no Rio está previsto para durar alguns meses, com possibilidade de extensão conforme a necessidade e os resultados obtidos.

Destaques sobre *** por e-mail

A presença da Força Nacional no Rio visa não apenas reprimir o crime, mas também trabalhar em conjunto com as forças de segurança locais para criar uma estratégia abrangente.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a princípio, a Força Nacional realizará operações nas rodovias, sob a liderança da Polícia Rodoviária Federal. 

Na terça-feira (17), Ricardo Cappelli, secretário-executivo da pasta, irá se reunir  com o Ministério Público Federal (MPF) para tratar de questões voltadas à atuação das forças federais de segurança na capital fluminense.

Operação Maré

A Operação Maré, anunciada no fim de setembro, é uma resposta do governo fluminense a criminosos da Maré, um dos maiores complexos de favelas do Rio de Janeiro, que usavam um espaço público de lazer para treinar seus homens em táticas de guerrilha. 

Imagens divulgadas na ocasião mostram cerca de 15 a 20 homens armados com fuzis e sendo ensinados por dois instrutores. 

Mais de 140 mil pessoas vivem na Maré. 

Força Nacional no Rio

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) é um programa de cooperação de Segurança Pública do Brasil. Com sede em Brasília (DF), é coordenada a nível federal e tem como principal objetivo prestar apoio aos estados brasileiros em situações específicas e temporárias de manutenção da ordem pública.

Composta por policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e profissionais de perícia oriundos de vários estados e do Distrito Federal, a força atua em situações onde é necessário reforço na segurança, especialmente em casos de emergências e calamidades públicas.

A Força Nacional pode ser solicitada por governadores de estados que enfrentam situações de grave comprometimento da ordem pública, como é o caso do Rio de Janeiro, ou em grandes eventos, onde o reforço na segurança se faz necessário

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Idoso de 77 anos é morto dentro de delegacia de Itaim Paulista

Um idoso de 77 anos foi morto por um policial militar dentro de uma delegacia da Polícia Civil em Itaim Paulista, na Zona Leste...

Pedreiro é preso por roubar e estuprar médica em BH

Um pedreiro de 36 anos foi preso por suspeita de roubar e estuprar uma médica de 28 anos dentro do apartamento dela no bairro...

Tragédia no Forró: cantor Darlyn Morais morre após ser picada por aranha

O cantor Darlyn Morais, de 28 anos, morreu na segunda-feira (06) após ser picado por uma aranha. O artista estava internado no Hospital Geral...

Jovem que filmou a própria morte disse que iria terminar o namoro

A jovem Ielly Gabriele Alves, de 23 anos, que filmou a própria morte em Jataí, no sudoeste de Goiás, na noite do último sábado...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis