Carregando...

Gripe aviária no Brasil: 2 pacientes estão em investigação

Até o momento, cinco casos em aves silvestres foram confirmados e nenhum em humanos; confira!

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

O Ministério da Saúde aguarda o resultado dos exames de dois casos humanos suspeitos de gripe aviária no Brasil. Segundo protocolo de vigilância, os pacientes estão isolados e são monitorados por equipes de saúde municipais de Cariacica, no Espírito Santo. 

De acordo com a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), os dois casos em investigação são de funcionários do Instituto Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram-ES) localizado em Cariacica, na Grande Vitória.

- Anúncio -

Enquanto isso, o Ministério descartou o diagnóstico de influenza aviária (H5N1) para outras 34 pessoas. Destas, 33 são funcionárias do Parque da Fazendinha, no Espírito Santo, onde foi encontrada uma ave infectada. O animal foi analisado após ser encontrado caído no chão. 

Segundo o comunicado da pasta, emitido no sábado (20), entre os 33 funcionários do parque, apenas um apresentava sintomas gripais e o resultado de seu exame para H5N1 deu negativo. Das outras 32 amostras, 30 foram negativas para todos os alvos testados e 2 testaram positivo para vírus que já estavam em circulação (Influenza A e Influenza B).

Destaques sobre *** por e-mail

As amostras foram analisadas pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, após encaminhamento do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. 

O Ministério da Saúde orienta busca ativa para investigação de todas as pessoas que tiveram contato com os animais.

Gripe aviária no Brasil

Também no sábado (20) foram confirmados dois novos casos de gripe aviária no Brasil em animais. Com a atualização, o número de confirmações da doença em aves silvestres subiu para cinco.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deve publicar, até terça-feira (23), uma portaria decretando estado de emergência zoossanitária em todo o país, por pelo menos 180 dias. 

Gripe aviária no Brasil: 2 casos estão em investigação
Um dos casos de gripe aviária foi confirmado em uma trinta-réis-real. (Foto: gary_leavens/Wikimedia Commons 22/05/23)

Entre as medidas, a portaria irá suspender feiras e exposições de aves. É importante destacar que como não existem casos de H5N1 na produção comercial, o Brasil continua com o status  de “livre da enfermidade” perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). O decreto não prevê mudanças para os consumidores. 

Ainda conforme o Mapa, a gripe aviária não é transmitida para humanos pelo consumo de carne ou ovos, mas principalmente pelo contato direto com aves infectadas vivas ou mortas. A infecção também pode ocorrer por meio de água contaminada com dejetos ou restos dos animais infectados. 

“Deste modo, pedimos para que a população evite contato com aves doentes ou mortas e acione o serviço veterinário local ou realize a notificação por meio do e-Sisbravet”, diz um comunicado da pasta.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Idoso de 77 anos é morto dentro de delegacia de Itaim Paulista

Um idoso de 77 anos foi morto por um policial militar dentro de uma delegacia da Polícia Civil em Itaim Paulista, na Zona Leste...

Pedreiro é preso por roubar e estuprar médica em BH

Um pedreiro de 36 anos foi preso por suspeita de roubar e estuprar uma médica de 28 anos dentro do apartamento dela no bairro...

Tragédia no Forró: cantor Darlyn Morais morre após ser picada por aranha

O cantor Darlyn Morais, de 28 anos, morreu na segunda-feira (06) após ser picado por uma aranha. O artista estava internado no Hospital Geral...

Jovem que filmou a própria morte disse que iria terminar o namoro

A jovem Ielly Gabriele Alves, de 23 anos, que filmou a própria morte em Jataí, no sudoeste de Goiás, na noite do último sábado...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis