Carregando...

Mortos no Rio Grande do Sul chegam a 36; calamidade pública

Segundo o levantamento, 1.777 pessoas foram resgatadas e nove estão desaparecidas.; estima-se em 56.787 o número total de afetados

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

O Rio Grande do Sul confirmou, nesta quarta-feira (6), a morte de 36 pessoas em decorrência das chuvas intensas – provocadas pela passagem do ciclone extratropical – que atingiram o estado nos últimos dias. 

De acordo com o governador Eduardo Leite, os novos óbitos foram confirmados nas cidades de Roca Sales (9), Lajeado (3), Estrela (2), Santa Tereza (1), Encantado(1) e Cruzeiro do Sul (1).

- Anúncio -

Também nesta quarta, após sobrevoar as áreas atingidas pelos temporais junto com representantes do governo federal, Leite anunciou a decretação do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul e a suspensão de todos os desfiles previstos para 7 de setembro

De acordo com o governo gaúcho, o cancelamento “objetiva concentrar todos os trabalhos e atenções no atendimento às vítimas.” As ações de salvamento também envolvem o Exército Brasileiro.

“Vimos comunidades totalmente submersas. É desolador, há muita destruição. Tive de segurar o choro em alguns momentos. E sabemos que mais mortes podem ser constatadas. Essa situação dói e nos toca. Mas devemos nos manter firmes para dar todo o suporte à população”, disse o governador. 

Destaques sobre *** por e-mail

Leite ainda ressaltou que a população deve ter atenção redobrada nos próximos dias, pois a previsão é de mais chuvas fortes no Rio Grande do Sul.

Mortes no Rio Grande dos Sul

Do total de 36 óbitos confirmados no Rio Grande do Sul causados pelos temporais, 14 ocorreram em Muçum (onde mais de 80% da cidade ficou alagado), nove em Roca Sales, três em Lajeado, dois em Estrela, dois em Ibiraiaras, um em Mato Castelhano, um em Passo Fundo, dois em Cruzeiro do Sul, um em Encantado e um em Santa Tereza.

Entre as vítimas fatais estão um casal de agricultores que foi encontrado morto dentro do próprio carro após o veículo ter sido arrastado por uma enxurrada em Ibiraiaras, na Região Norte do Rio Grande do Sul (RS).

Um homem que morreu eletrocutado em Passo Fundo, uma pessoa que se afogou quando tentava atravessar uma área alagada em Mato Castelhano e um motorista que morreu ao ter o carro atingido por uma árvore em São Lourenço do Oeste.

Além de uma mulher que estava sendo içada para um helicóptero, junto com um policial militar, quando o cabo de aço rompeu. Os dois caíram de aproximadamente 20 metros de altura sobre o rio Taquari.

Até o início da noite desta quarta-feira (6), a Defesa Civil estadual contabilizou 79 municípios atingidos, 2.319 pessoas desabrigadas (que perderam a casa e estão em abrigos públicos) e 3.575 desalojadas (que precisaram deixar suas casas, mas não as perderam necessariamente).

Segundo o levantamento, 1.777 pessoas foram resgatadas e há nove desaparecidas. Estima-se em 56.787 o número total de afetados.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Idoso de 77 anos é morto dentro de delegacia de Itaim Paulista

Um idoso de 77 anos foi morto por um policial militar dentro de uma delegacia da Polícia Civil em Itaim Paulista, na Zona Leste...

Pedreiro é preso por roubar e estuprar médica em BH

Um pedreiro de 36 anos foi preso por suspeita de roubar e estuprar uma médica de 28 anos dentro do apartamento dela no bairro...

Tragédia no Forró: cantor Darlyn Morais morre após ser picada por aranha

O cantor Darlyn Morais, de 28 anos, morreu na segunda-feira (06) após ser picado por uma aranha. O artista estava internado no Hospital Geral...

Jovem que filmou a própria morte disse que iria terminar o namoro

A jovem Ielly Gabriele Alves, de 23 anos, que filmou a própria morte em Jataí, no sudoeste de Goiás, na noite do último sábado...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis