Carregando...

Varíola dos macacos: OMS e Japão emitem alerta para surto global

Mais de 16 mil casos da doença causada pelo vírus Monkeypox já foram registrados em 75 países

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar a varíola dos macacos como emergência de saúde global no último sábado (23), o Japão emitiu um alerta de nível um para a doença nesta segunda-feira (25). 

O comunicado pede que cidadãos japoneses ao redor do mundo tomem “medidas meticulosas de precaução para não contrair a doença”. Na escala japonesa, que vai de um a quatro, o alerta de nível um é o mais baixo. 

- Anúncio -

Varíola dos macacos é emergência de saúde global

De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesu, diretor-geral da OMS, mais de 16 mil casos da varíola dos macacos já foram registrados em 75 países. Ao todo, cinco pessoas já morreram pela doença causada pelo vírus Monkeypox

Durante a entrevista coletiva, Tedros informou que será possível controlar os surtos e parar as transmissões com as ferramentas já disponíveis. No entanto, Mike Ryan, diretor de emergências da OMS, já pontuou que a vacinação não dá proteção instantânea contra a doença.

Destaques sobre *** por e-mail

Ainda conforme o diretor-geral, dos países onde já foram confirmados casos da varíola dos macacos, somente metade tem acesso garantido às vacinas.

Monkeypox no Brasil

Até 21 de julho, o Ministério da Saúde já havia contabilizado 592 casos confirmados da doença no país. O Brasil está entre os dez países com maior número de casos da varíola dos macacos. 

Depois que a OMS emitiu o alerta global, o Ministério da Saúde emitiu uma nota na qual informa que monitora o avanço da doença e articula possível aquisição de vacinas. 

No início de julho, o Ministério da Saúde descontinuou o comitê emergencial formado para monitorar o avanço da varíola dos macacos no Brasil. O objetivo do grupo – que durou apenas 50 dias – era “elaborar documentos técnicos para fomentar ações de saúde pública” e impedir a disseminação da doença no país.

Sintomas

Os principais sintomas da varíola dos macacos são: 

  • Exaustão
  • Febre
  • Calafrios
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares
  • Dor nas costas
  • Gânglios inchados

A erupção cutânea do vírus Monkeypox geralmente ocorre entre o primeiro e o terceiro dia após o início da febre, podendo demorar um pouco mais. Nesse estágio, o paciente apresenta bolhas no rosto, que vão se espalhando para o resto do corpo. 

Normalmente, a varíola dos macacos dura entre duas e quatro semanas.

Proteção 

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as medidas tomadas para se proteger contra o Monkeypox são as mesmas já usadas contra o coronavírus. São elas: 

  • Uso de máscaras
  • Distanciamento 
  • Higienização das mãos
- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Idoso de 77 anos é morto dentro de delegacia de Itaim Paulista

Um idoso de 77 anos foi morto por um policial militar dentro de uma delegacia da Polícia Civil em Itaim Paulista, na Zona Leste...

Pedreiro é preso por roubar e estuprar médica em BH

Um pedreiro de 36 anos foi preso por suspeita de roubar e estuprar uma médica de 28 anos dentro do apartamento dela no bairro...

Tragédia no Forró: cantor Darlyn Morais morre após ser picada por aranha

O cantor Darlyn Morais, de 28 anos, morreu na segunda-feira (06) após ser picado por uma aranha. O artista estava internado no Hospital Geral...

Jovem que filmou a própria morte disse que iria terminar o namoro

A jovem Ielly Gabriele Alves, de 23 anos, que filmou a própria morte em Jataí, no sudoeste de Goiás, na noite do último sábado...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis