Carregando...

Jornalista Glória Maria morre no Rio de Janeiro; relembre sua trajetória!

Apesar de ter sido curada da doença em 2019 graças a um tratamento com imunoterapia, a jornalista sofreu metástase no cérebro, que vinha se avançando rapidamente.

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

A icônica jornalista Glória Maria morreu nesta quinta-feira (2), aos 73 anos, no Rio de Janeiro, após enfrentar uma longa luta contra o câncer de pulmão.

Apesar de ter sido curada da doença em 2019 graças a um tratamento com imunoterapia, a jornalista sofreu metástase no cérebro, que vinha se avançando rapidamente.

- Anúncio -

“Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio”, afirmou  a TV Globo em um comunicado.

Relembre a carreira da jornalista Glória Maria

Competente e lembrada por onde passa, pioneira como mulher negra na televisão. Já viajou mais de 100 países em suas reportagens e fez história como poucos. 

Destaques sobre *** por e-mail

Entrevistas memoráveis com artistas internacionais que também marcaram a história do mundo. Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna tiveram o prazer – sim – de serem entrevistados por ela. Brilhou no Jornal Nacional, no Fantástico, Globo Repórter e em toda a grade da televisão brasileira.

“Eu sou uma pessoa movida pela curiosidade e pelo susto. Se eu parar pra pensar racionalmente, não faço nada. Tenho que perder a racionalidade pra ir, deixar a curiosidade e o medo me levarem, que aí eu faço qualquer coisa”, disse ela em uma de suas centenas entrevistas.

A notícia com Glória Maria Matta da Silva era leve, espontânea e digna de aprendizado no contar, agir e envolver.

Filha de alfaiate e de uma dona de casa, sua brilhante trajetória começou nos colégios públicos, onde sempre se destacou.

Aprendeu inglês, francês e até latim. Comunicava a linguagem do amor com clareza, e claro, vencia todos os concursos de redação da escola.

A jornalista chegou a TV Globo há mais de 40 anos para ser radioescuta no RJ, onde descobria o que acontecia na cidade ouvindo as frequências de rádio da polícia e fazendo rondas por telefone. 

Sua estreia como repórter – em uma época que os jornalistas nem apareciam no vídeo, se deu em 1971 na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin

Para ela, seu principal tutor foi Orlando Moreira, o primeiro repórter cinematográfico com quem ela trabalhou. 

No Jornal Nacional, foi ela a primeira repórter a aparecer ao vivo na primeira matéria com imagem colorida, lá em 1977.

“Eu estava dura, rígida, porque não podia errar. Era a primeira entrada ao vivo. Faltavam cinco, dez minutos, era o técnico que ficava com o fone para me dar o ‘vai’. Quando a lâmpada queimou, faltava um minuto para a entrada ao vivo.

O jeito foi acender a luz da Veraneio (carro usado pela emissora nas reportagens)”.

Sua estreia na equipe do Fantástico se deu em 1986, onde foi apresentadora entre 1998 e 2007.

No Fantástico, seu encontro com Madonna marcou a história e foi pra lá de especial.

Eu saí daqui, e diziam que a Madonna era difícil. Foi antipaticíssima com a Marília Gabriela e debochou do seu inglês”. 

Apesar da fama, com ela foi totalmente diferente, pegando todos de surpresa. Ao chegar sua vez na entrevista, Glória foi direta e informou a Madonna que tinha apenas quatro minutos para a entrevista, e que provavelmente erraria o inglês.

“Olha, Madonna, eu tenho quatro minutos, vou errar no inglês, estou assustada, acho que já perdi os quatro minutos.”, disse ela  na época.

Surpreendentemente, Madonna virou-se para sua equipe técnica e disse: “Dê a ela o tempo que ela precisar”.

Entre outros momentos marcantes da sua carreira, a jornalista cobriu a guerra das Malvinas (1982), a invasão da embaixada brasileira no Peru por um grupo terrorista (1996), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998).

Em 2007 fez sua primeira transmissão em HD no Fantástico. O tema era a festa do pequi. 

Adoção das filhas

A adoção das filhas Maria e Laura, que hoje possuem 15 e 14 anos, respectivamente, se deu em 2009 após a jornalista passar uma temporada na Bahia. 

Ao todo, o processo de adoção durou cerca de 11 meses, e fez até com que Glória se mudasse para o estado para estar mais perto das filhas.

“A minha felicidade é olhar para as duas, é brincar, o abraço, o beijo, é a necessidade de elas ficarem comigo”, disse ela em uma entrevista sobre Maria e Laura. 

Outros momentos marcantes

Entre outros momentos extraordinários vividos pela jornalista estão as matérias no sultanato no Sudeste Asiático, fronteira com a Malásia. 

Grand Canyon. Voos de balão e até a apresentação de um especial de Roberto Carlos na Praia de Copacabana.

Ao lado do ‘rei’, a profissional também foi a responsável por entrevistar o cantor em sua casa, com direito a uma ‘palinha’ exclusiva. 

Sua vida foi marcada por intensidade e muitas aventuras. Viagem ao Omã, passeio com camelos pelo deserto. Dubai. França. Vale do Loire, Champagne. Provence. Vietnã. Laos. Camboja. Reino Unido. Lapônia. Myanmar. Marrocos.

Faltariam linhas para contar todos os cantinhos em que a jornalista pisou e mudou.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Bia é obrigada a trocar de roupa antes da final do BBB 24; entenda a treta!

Beatriz Reis, a Bia, foi obrigada a trocar de roupa antes da final do BBB 24, na terça-feira (16). Segundo jornal ‘Extra’, a produção...

BBB 24: Matteus pede perdão para Deniziane após se envolver com Isabelli

Após a final do BBB 24, na noite de terça-feira (16), Matteus Amaral aproveitou sua participação no programa ‘Bate-Papo BBB’, com Thais Fersoza e...

Carolina Dieckmann relembra cenas de sexo com Marcello Novaes: “tava escrot*”

Carolina Dieckmann, de 43 anos, abriu o coração sobre as cenas de sexo que fez com Marcello Novaes para a novela ‘Vira-Lata’, da Globo,...

Festa pós-BBB 24: famosos não confraternizam com brothers

Após a final do BBB 24, na noite de terça-feira (16), a festa de encerramento ocorreu na boate Vitrini Lounge, na Barra da Tijuca,...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis