Carregando...

Cachorro mais velho do mundo registrado completa 31 anos

Pessoas de vários países viajaram para Portugal somente para participar da festa

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

O cachorro mais velho do mundo registrado pelo Guinness Book of Worlds completou 31 anos na última quinta-feira (11). Para comemorar a data tão importante, a família de Bobi fez uma festa de aniversário para o cão no sábado (13), em sua casa na vila de Conqueiros, em Leiria, Portugal.

Segundo o tutor do animal, Leonel Costa, mais de 100 pessoas participaram da comemoração e um grupo de dança se apresentou no local. Entre as iguarias do cardápio havia carnes e peixes e nada de ração, já que Bobi come apenas comida para humanos sem temperos. 

- Anúncio -

“[Ele] só não gosta de espaguete à bolonhesa”, entregou Leonel à agência Lusa.

Para a festa, Costa desembolsou cerca de mil euros, mas disse não se arrepender do gasto. “Pelo Bobi vale tudo. Ele merece. Se não fosse o Guinness tinha realizado uma festa só para os amigos, mas assim vieram pessoas de todo o mundo”, contou. 

Destaques sobre *** por e-mail

O Guinness Book of Worlds também fez questão de homenagear o cachorro em sua página no Twitter. “O mais feliz dos aniversários para Bobi, o cachorro vivo mais velho e o cachorro mais velho de todos, que faz 31 anos hoje”, diz a legenda da publicação. Veja: 

Costa destaca que teve vários cachorros que viveram por muitos anos, incluindo a mãe de Bobi que viveu 18 anos e outro cãozinho que tinha 22 anos quando faleceu. 

Ele explica, no entanto, que nunca fez nada de diferente para que os animais tenham uma vida tão longeva e acredita que um dos fatores que contribui para isso seja o “ambiente pacífico e tranquilo” em que ele vive com seus cães. 

“Se Bobi pudesse falar, só ele conseguiria explicar isso”, disse o tutor, que também faz questão de ressaltar que o animal nunca ficou preso ou acorrentado. 

Costa, que tinha apenas 8 anos quando Bobi nasceu e virou seu companheiro, conta ainda que a saúde do cãozinho não é mais a mesma, mas que ele ainda tem uma vida boa apesar da idade.

Por ter problemas para andar, ele prefere ficar mais no quintal; por não enxergar muito bem, muitas vezes, esbarra nas coisas quando caminha; e como todo idoso, gosta bastante de dormir. 

O cachorro mais velho do mundo

Bobi é da raça Rafeiro do Alentejo, também chamada de mastim português ou mastim do Alentejo, originária da região alentejana de Portugal e com expectativa de vida entre 12 e 14 anos. 

De acordo com o Serviço de Medicina Veterinária do Município de Leiria, o cachorro mais velho do mundo teve seu nascimento registrado no órgão em 1992. Uma base de dados sobre animais de estimação, gerida pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários e licenciada pelo governo de Portugal, também confirma a idade de Bobi.

As consultas veterinárias, registradas em consultórios veterinários desde 92, também servem para comprovar a idade de Bobi.

O título de o cachorro mais velho de mundo de tempos em tempos é requisitado pelos tutores de algum cãozinho idoso. Em 2022, uma moradora dos EUA afirmou que era tutora do cão mais velho, mas Spike é bem mais novo que Bobi e tem ‘apenas’ 23 anos.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Mulher morre após usar Ozempic para emagrecer na Austrália

Uma mulher de 56 anos morreu após usar os medicamentos Ozempic e Saxenda  com o objetivo de emagrecer antes do casamento de sua filha....

Tesouro romano é descoberto por mergulhador amador no mar de Sardenha

Um impressionante tesouro romano foi descoberto por um mergulhador no fundo mar Mediterrâneo na costa nordeste da Sardenha, na Itália. Trata-se de um rico...

Apresentador de rádio é assassinado em transmissão ao vivo nas Filipinas

O apresentador de rádio Juan Jumalon, de 57 anos, foi assassinado durante uma transmissão ao vivo nas Filipinas. Ele foi surpreendido pelo atirador enquanto...

Pedestre toma choque em lixeira de SP; imagens impressionantes

Um pedestre sofreu um choque elétrico ao encostar em uma lixeira na Rua das Flechas, Jardim Prudência, em São Paulo, na última segunda-feira (30)....
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis