Um jovem de 19 anos tentou abrir a porta de um avião em pleno voo entre Cebu, nas Filipinas, e Seul, na Coreia do Sul, na noite da última segunda-feira (19). Segundo as autoridades coreanas, ele estava drogado, mas não foi divulgada a substância ilícita que teria usado. Cento e oitenta passageiros estava a bordo.
De acordo com a companhia aérea Jeju Air, cerca de uma hora após a decolagem, o passageiro começou a apresentar um comportamento estranho. Ele se queixou de estar sentindo um aperto no peito e reclamou de ter sido colocado em um assento diferente do que havia reservado.
Preocupados com as atitudes, os membros da tripulação o mudaram para um lugar mais à frente, onde ele poderia ser monitorado. Até que, em determinado momento, o adolescente se levantou, correu em direção a porta de emergência e tentou abri-la.
Conforme o relato de testemunhas, ele estava fora de si e, durante a confusão, chegou a afirmar que mataria todos a bordo, e a ameaçar os tripulantes com uma caneta. Por sorte, antes que o jovem conseguisse abrir a porta do avião durante o voo, os tripulantes e outros passageiros o detiveram.
Ele acabou amarrado a um assento com cordas e lacres plásticos até o pouso da aeronave, que ocorreu aproximadamente de 3h depois. Logo após a aterrissagem do avião, o rapaz foi preso e submetido a um exame toxicológico.
Segundo a polícia da cidade, a análise confirmou a presença de drogas em seu organismo. No entanto, o resultado que irá apontar o tipo de substância e a quantidade ingerida ainda irá demorar alguns dias para sair.
Os policiais apontaram que enquanto era interrogado, o passageiro fez perguntas aleatórias como “Quantos coletes salva-vidas havia na aeronave?” e “Se os tripulantes seriam demitidos caso ele tivesse aberto a porta?”.
Na terça-feira (21), o jovem passou por uma audiência no Tribunal Distrital de Incheon. Na porta do local, ao ser indagado por repórteres sobre o motivo de ter tentado abrir a porta do avião deu uma resposta incoerente:
“Senti como se estivesse sendo atacado pela classe poderosa sul-coreana”, disse o rapaz.
No dia 26 de maio, um passageiro abriu a porta de emergência de um avião durante voo na Coreia do Sul. O homem de cerca de 30 anos só não provocou uma tragédia porque faltavam pouco menos de três minutos para a aeronave pousar e ela estava a apenas 200 metros de altura.
A situação foi registrada em vídeo. Em entrevista à agência local Yonhap, uma das 194 pessoas a bordo contou que achou “que o avião ia explodir” e que os passageiros próximos a porta aparentavam estar desmaiando.