Carregando...

Nasa cria ambiente para simular vida em Marte com impressora 3D

A partir de junho, quatro pessoas ficarão confinadas durante no espaço por um ano com o intuito de simular a vida na 'Terra Vermelha'.

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

Será que a vida em Marte vem aí? Uma impressora 3D possibilitou que a Nasa criasse uma casa com quartos e até academia para simular a vida no planeta.

A partir de junho, quatro pessoas ficarão confinadas durante no espaço por um ano com o intuito de simular a vida na ‘Terra Vermelha’.

- Anúncio -

O espaço se chama Mars Dune Alpha, e foi revelado ao público no dia 11 de abril. A casa está localizado nas instalações de pesquisa do Centro Espacial Johnson da Nasa, em Houston, no Texas, nos Estados Unidos (EUA), e conta com voluntários para realizar o experimento.

Os voluntários não tiveram seus nomes divulgados, mas a Nasa adiantou que os indivíduos não serão astronautas, mas terão que lidar regularmente com situações estressantes, como restrições de água ou falhas de equipamento.

Destaques sobre *** por e-mail

“Esta é uma das tecnologias que a Nasa está buscando para potencialmente construir habitats na superfície de outros planetas ou na Lua”, explicou Grace Douglas, principal pesquisadora do programa chamado CHAPEA, responsável por supervisionar o experimento.

Vida em marte construída com impressora 3D ajudará na futura missão ao ‘Planeta Vermelho’

Ainda de acordo com Grace Douglas, a casa tem 160 metros quadrados e inclui uma fazenda vertical para cultivo de vegetais, uma sala dedicada a procedimentos médicos, área de relaxamento e estações de trabalho.

Além disso, a base construída com tecnologia 3D possui uma porta que leva a uma área de simulação do ambiente marciano, onde há  uma estação meteorológica, uma pequena estufa e uma esteira, onde os voluntários vão andar suspensos por correias.

Suzanne Bell, gerente de programa do Laboratório de Desempenho e Saúde Comportamental da NASA, explica que a área de testes replicará o esforço físico e o tempo necessários para as atividades em Marte.

“Não podemos fazê-los andar em círculos por seis horas”, brinca.

Com todo o experimento, a Nasa poderá medir o desempenho e habilidades cognitivas, auxiliando na compreensão dos recursos que devem ser fornecidos durante a vida no planeta. 

“É um ponto crucial por conta dos limites de peso muito restritivos que podem ser enviados nessas missões”.

O que se sabe sobre o planeta Marte

Marte é o quarto planeta do sistema solar em relação ao Sol e é o segundo menor planeta do sistema solar. Sua superfície possui aproximadamente 144,8 milhões de km², o que equivalente a cerca de 28% da superfície terrestre.

Ele é chamado de ‘Planeta Vermelho’ por conta da aparência avermelhada de sua superfície, resultado da presença de óxido de ferro, conhecido como hematita.

Além disso, Marte é um planeta rochoso e tem uma atmosfera muito fina, composta principalmente por dióxido de carbono, com traços de nitrogênio e argônio.

A pressão atmosférica na superfície é apenas cerca de 1% da pressão atmosférica na Terra. A temperatura varia de -143°C a 35°C, com uma média de cerca de -60°C.

A descoberta de água congelada em Marte aumentou ainda mais o interesse em futuras missões tripuladas ao planeta. A NASA inclusive planeja enviar humanos a Marte em 2030 e a SpaceX, empresa de Elon Musk, também tem planos ambiciosos de colonizar o planeta.

Várias teorias e hipóteses sobre a existência de vida em Marte já foram formuladas, o que continua sendo um dos principais objetivos das missões de exploração do planeta.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Mulher morre após usar Ozempic para emagrecer na Austrália

Uma mulher de 56 anos morreu após usar os medicamentos Ozempic e Saxenda  com o objetivo de emagrecer antes do casamento de sua filha....

Tesouro romano é descoberto por mergulhador amador no mar de Sardenha

Um impressionante tesouro romano foi descoberto por um mergulhador no fundo mar Mediterrâneo na costa nordeste da Sardenha, na Itália. Trata-se de um rico...

Apresentador de rádio é assassinado em transmissão ao vivo nas Filipinas

O apresentador de rádio Juan Jumalon, de 57 anos, foi assassinado durante uma transmissão ao vivo nas Filipinas. Ele foi surpreendido pelo atirador enquanto...

Pedestre toma choque em lixeira de SP; imagens impressionantes

Um pedestre sofreu um choque elétrico ao encostar em uma lixeira na Rua das Flechas, Jardim Prudência, em São Paulo, na última segunda-feira (30)....
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis