Carregando...

Nasa enviará dois helicópteros para missão em Marte

Os veículos espaciais fazem parte de um plano B, que será utilizado caso as tecnologias já usadas no transporte de amostras do solo marciano à Terra falhem

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

A Nasa irá enviar mais dois mini-helicópteros para Marte como parte da missão que deve retornar para a Terra com amostras de solo do planeta vermelho.

A coleta do material já está em andamento com o robô ‘Perseverance’, que chegou a Marte em 18 de fevereiro de 2021, e trabalha na cratera marciana Jezero. Até o momento, já foram recolhidas 11 amostras de núcleo de rocha e uma amostra atmosférica.

- Anúncio -

Os dois novos helicópteros espaciais serão utilizados caso a tecnologia apresente alguma falha. 

De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana, o ‘Perseverance’ levará amostras para um módulo de pouso, então um braço robótico irá carregá-los em um veículo de subida, enquanto os dois helicópteros atuarão como back-ups, prontos para recuperar amostras de solo armazenadas na superfície de Marte no caso de algo dar errado. 

Destaques sobre *** por e-mail

O anúncio foi feito em 27 de julho:

Helicóptero ‘Ingenuity’, da Nasa, já está em Marte

Em abril de 2021, a Nasa testou as condições de voo em Marte como o mini-helicóptero ‘Ingenuity’, que foi o primeiro voo motorizado e controlado no planeta. De lá para cá, a aeronave realizou aproximadamente 30 voos experimentais. 

Os pesquisadores, inclusive, utilizaram o projeto do Ingenuity como base para a nova missão. 

“Existem algumas mudanças significativas e vantajosas no plano, que podem ser atribuídas diretamente aos recentes sucessos da Perseverance em Jezero e ao incrível desempenho do nosso helicóptero”, explicou Thomas Zurbuchen, administrador associado de ciência da sede da Nasa em Washington. 

Se tudo sair conforme o planejado pelo ‘Mars Sample Retur’, ou Programa de Retorno de Amostras de Marte, aproximadamente 30 amostras serão coletadas até 2031 e chegarão na Terra em 2033. 

“Trazer amostras de Marte para a Terra permitiria que cientistas de todo o mundo examinassem os espécimes usando instrumentos sofisticados muito grandes e complexos para enviar a Marte e permitiria que as gerações futuras os estudassem”, diz parte da nota da Nasa sobre o assunto. 

“A curadoria das amostras na Terra também permitiria à comunidade científica testar novas teorias e modelos à medida que são desenvolvidos, assim como as amostras da Apollo retornadas da Lua têm feito há décadas”, diz outra parte do comunicado. 

Segundo a agência espacial, o projeto atual, que conta com a colaboração da Agência Espacial Européia (ESA), deverá ainda reduzir a complexidade de futuras missões e aumentar a probabilidade de sucesso.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

É verdade que comer pizza pode reduzir dores da artrite reumatoide?

Já parou pra pensar como seria incrível se o fato de comer pizza diminuísse dores da artrite reumatoide? Pois bem. Uma investigação realizada por...

Animal marinho com 20 braços é descoberto por cientistas

Cientistas dos EUA e Austrália revelaram a existência de um novo animal marinho com 20 braços nas profundezas da Antártida. Com uma morfologia única,...

Você sabe o que acontece se alguém morrer no espaço?

Já parou para pensar o que acontece se alguém morrer no espaço? Emmanuel Urquieta, docente nas áreas de Medicina Espacial e Medicina de Emergência...

O que é solstício de inverno? Dscubra as curiosidades e significados deste fenômeno

O solstício de inverno é um fenômeno natural que marca o início da estação mais fria do ano no hemisfério sul, como no Brasil,...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis