Carregando...

Submarino Titan: adolescente queria quebrar recorde mundial

A mãe do jovem de 19 anos e esposa do bilionário Shahzada Dawood contou que deixou o filho ir em seu lugar na viagem mortal

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Suleman Dawood, de 19 anos, que morreu no submarino Titan junto com seu pai, Shahzada Dawood, levou um cubo mágico a bordo para quebrar um recorde mundial. A informação foi dada por Christine Dawood, mãe e esposa das vítimas, à BBC britânica. 

Segundo ela, o filho adorava o cubo mágico e declarou que iria ser a primeira pessoa a resolver o Cubo de Rubik a quase quatro mil metros de profundidade

- Anúncio -

Abalada, Christine falou pela primeira vez sobre a tragédia e revelou que ela e a filha Alina, de 17 anos, estavam a bordo do Polar Prince, barco de apoio do veículo submersível, quando foi informada de que a comunicação com o submarino havia sido perdida. 

Ela explicou que, em um primeiro momento, não entendeu a gravidade que a perda de comunicação significava e nem imaginou o pesadelo que iria começar a partir dali.  

Destaques sobre *** por e-mail

A família Dawood embarcou no Polar Prince no dia 18 de junho, data em que é comemorado o Dia dos Pais no Reino Unido, e todos estavam empolgados com a aventura. 

Conforme Christine, ela e o marido tinham o sonho antigo de conhecer os destroços do Titanic, mas a viagem acabou cancelada com a chegada da pandemia de Covid-19. No entanto, quando a expedição com o submarino Titan apareceu, ela resolveu dar a oportunidade para o filho, pois o jovem “queria muito ir”.

Suleman e o bilionário Shahzada morreram durante a implosão do submarino junto com os outros três tripulantes do submersível Titan: Stockton Rush, CEO da OceanGate; o também bilionário Hamish Harding, presidente da Action Aviation e Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e renomado explorador marítimo.

De acordo com especialistas, as vítimas não tiveram tempo de perceber a tragédia.

Em entrevista à CNN americana, Aileen Maria Marty, ex-oficial da Marinha e professora de medicina de catástrofes da Universidade Internacional da Flórida (EUA), explicou que a pressão sobre o veículo submersível era tão grande que a implosão provavelmente ocorreu em uma fração de milissegundo.

Segundo Marty, o cérebro humano não é capaz de perceber nada tão rápido. “A coisa toda teria colapsado antes que as pessoas lá dentro percebessem que havia um problema”, disse ela.

“OS OCUPANTES DO TITAN MORRERAM SEM SABEREM QUE IRIAM MORRER. EM ÚLTIMA ANÁLISE, ENTRE AS MUITAS MANEIRAS DAS QUAIS PODEMOS MORRER, ESSA FOI INDOLOR”, AFIRMOU A ESPECIALISTA.

Dale Molé, ex-diretor de medicina submarina e saúde de radiação da Marinha dos Estados Unidos, também falou sobre a implosão do submarino Titan com o  jornal britânico DailyMail. Ele confirma que as mortes dos passageiros provavelmente foram instantâneas e indolores.

“TERIA SIDO TÃO DE REPENTE, QUE ELES NEM SABERIAM QUE HAVIA UM PROBLEMA OU O QUE ACONTECEU COM ELES. É COMO ESTAR AQUI UM MINUTO, E ENTÃO O INTERRUPTOR É DESLIGADO. VOCÊ ESTÁ VIVO EM UM MILISSEGUNDO E NO PRÓXIMO MILISSEGUNDO VOCÊ ESTÁ MORTO” DISSE.

O submarino Titan desapareceu no último domingo (18), uma hora e quarenta e cinco minutos após submergir rumo aos destroços do Titanic. O veículo da empresa OceanGate levava cinco pessoas a bordo. Na tarde de quinta-feira (22), foi confirmado que o veículo sofreu uma implosão instantânea.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Mulher morre após usar Ozempic para emagrecer na Austrália

Uma mulher de 56 anos morreu após usar os medicamentos Ozempic e Saxenda  com o objetivo de emagrecer antes do casamento de sua filha....

Tesouro romano é descoberto por mergulhador amador no mar de Sardenha

Um impressionante tesouro romano foi descoberto por um mergulhador no fundo mar Mediterrâneo na costa nordeste da Sardenha, na Itália. Trata-se de um rico...

Apresentador de rádio é assassinado em transmissão ao vivo nas Filipinas

O apresentador de rádio Juan Jumalon, de 57 anos, foi assassinado durante uma transmissão ao vivo nas Filipinas. Ele foi surpreendido pelo atirador enquanto...

Pedestre toma choque em lixeira de SP; imagens impressionantes

Um pedestre sofreu um choque elétrico ao encostar em uma lixeira na Rua das Flechas, Jardim Prudência, em São Paulo, na última segunda-feira (30)....
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis