Os casos de dengue voltaram a subir em todo o país, desde o começo do ano e com isso, os boletins epidemiológicos voltaram a alertar os cidadãos. Segundo o que foi informado pelo Ministério da Saúde, o número de casos dobrou no começo de 2022, com relação ao comparativo de casos do mesmo período de 2021.
Com isso, um novo levantamento de casos de dengue foi levantado e mostrou que existem atualmente, cerca de 400 mil novos casos possíveis da doença. O que representa um aumento de quase 95% dos casos, com relação ao mesmo período do ano passado.
Até o momento, o cálculo indica que 184 brasileiros podem estar infectados com a doença, a cada 100 mil habitantes. O que é um número bastante alto, quando comparado a anos e períodos anteriores.
Motivos do aumento dos casos de dengue
De acordo com a pesquisa, Rosylane Rocha, que é vice-presidente do Conselho de Medicina, existem fatores que podem justificar os motivos para explicar o aumento dos casos de dengue. O primeiro deles, que a doença considerada sazonal, portanto, ela tende a aumentar normalmente em períodos mais quentes e com tendências de chuva.
Quando chove muito, são muitos os lugares que tendem a acumular água, e isso favorece a proliferação do mosquito transmissor da doença. Outro motivo que pode ter feito com que os casos aumentassem, é a própria pandemia de Covid-19. O medo do vírus, deixou as pessoas com mais medo de procurar ajuda médica ao ficar doente, e isso pode facilitar a transmissão, já que o doente permanece em casa, e continua sendo picado pelo mosquito, que transmite a dengue.
Lugares com taxas de casos de dengue muito maiores
A média nacional de casos de dengue no país apresenta uma taxa muito maior em regiões centrais, como a Centro-Oeste. Capitais como Brasília, Goiânia, Palmas entre outras, conseguem ter números de cerca de 700 casos para cada 100 mil habitantes. Algo que é extremamente maior do que em outros lugares.
Muitas pessoas que se contaminaram com Covid-19 e logo depois pegaram dengue, confundem muito os sintomas e por isso, negligenciam o tratamento. De acordo com um novo boletim feito pelo Ministério da Saúde, até o momento, 112 pessoas morreram no país, das 280 que tiveram complicações com a doença.
Os registros informados aconteceram nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Goiás e Santa Catarina. Contudo, ainda existem 170 mortes que estão em investigação que também podem estar associadas a doença.
Os sintomas mais comuns dos casos de dengue são febre alta, dores de cabeça, prostração, fraqueza, dor nos olhos, dores nas articulações do corpo e erupções cutâneas. Em alguns casos mais graves, também pode acontecer vômitos e náuseas e isso acarretar na perda de peso.
Além disso, os sintomas podem durar te de 2 a 7 dias, e por isso, acaba se tornando difícil diferenciar de outros tipos de doença. No período de febre, importante tomar cuidado para não se confundir com outras doenças. Em todo caso, é importante procurar um médico ou posto de saúde, caso os sintomas se persistam ou se agravem.
