Carregando...

Casos de dengue voltam a subir em todo o país

Muitos estados estão sofrendo com a epidemia da doença e por isso, o aumento dos casos de dengue devem ser estudados para melhorar a situação

Por Daiane Souza

- Anúncio -

Os casos de dengue voltaram a subir em todo o país, desde o começo do ano e com isso, os boletins epidemiológicos voltaram a alertar os cidadãos. Segundo o que foi informado pelo Ministério da Saúde, o número de casos dobrou no começo de 2022, com relação ao comparativo de casos do mesmo período de 2021.

Com isso, um novo levantamento de casos de dengue foi levantado e mostrou que existem atualmente, cerca de 400 mil novos casos possíveis da doença. O que representa um aumento de quase 95% dos casos, com relação ao mesmo período do ano passado.

- Anúncio -

Até o momento, o cálculo indica que 184 brasileiros podem estar infectados com a doença, a cada 100 mil habitantes. O que é um número bastante alto, quando comparado a anos e períodos anteriores.

Motivos do aumento dos casos de dengue

De acordo com a pesquisa, Rosylane Rocha, que é vice-presidente do Conselho de Medicina, existem fatores que podem justificar os motivos para explicar o aumento dos casos de dengue. O primeiro deles, que a doença considerada sazonal, portanto, ela tende a aumentar normalmente em períodos mais quentes e com tendências de chuva.

Destaques sobre *** por e-mail

Quando chove muito, são muitos os lugares que tendem a acumular água, e isso favorece a proliferação do mosquito transmissor da doença. Outro motivo que pode ter feito com que os casos aumentassem, é a própria pandemia de Covid-19. O medo do vírus, deixou as pessoas com mais medo de procurar ajuda médica ao ficar doente, e isso pode facilitar a transmissão, já que o doente permanece em casa, e continua sendo picado pelo mosquito, que transmite a dengue.

Lugares com taxas de casos de dengue muito maiores

A média nacional de casos de dengue no país apresenta uma taxa muito maior em regiões centrais, como a Centro-Oeste. Capitais como Brasília, Goiânia, Palmas entre outras, conseguem ter números de cerca de 700 casos para cada 100 mil habitantes. Algo que é extremamente maior do que em outros lugares.

Muitas pessoas que se contaminaram com Covid-19 e logo depois pegaram dengue, confundem muito os sintomas e por isso, negligenciam o tratamento. De acordo com um novo boletim feito pelo Ministério da Saúde, até o momento, 112 pessoas morreram no país, das 280 que tiveram complicações com a doença.

Os registros informados aconteceram nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Goiás e Santa Catarina. Contudo, ainda existem 170 mortes que estão em investigação que também podem estar associadas a doença.

Os sintomas mais comuns dos casos de dengue são febre alta, dores de cabeça, prostração, fraqueza, dor nos olhos, dores nas articulações do corpo e erupções cutâneas. Em alguns casos mais graves, também pode acontecer vômitos e náuseas e isso acarretar na perda de peso.

Além disso, os sintomas podem durar te de 2 a 7 dias, e por isso, acaba se tornando difícil diferenciar de outros tipos de doença. No período de febre, importante tomar cuidado para não se confundir com outras doenças. Em todo caso, é importante procurar um médico ou posto de saúde, caso os sintomas se persistam ou se agravem.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Médicos retiram 62 colheres do estômago de paciente

Médicos de um hospital privado em Muzaffarnagar, na Índia, retiraram 62 colheres do estômago de um paciente de 32 anos, que precisou passar por...

Larissa Manoela é diagnosticada com síndrome do ovário policístico

Nesta terça-feira (20), a atriz Larissa Manoela revelou ter sido diagnosticada com síndrome do ovário policístico, um distúrbio capaz de mudar o processo normal...

Influenciador Carlinhos Maia anuncia afastamento das redes sociais

O influenciador Carlinhos Maia, de 31 anos, anunciou neste sábado (17) que irá se afastar das redes sociais por tempo indeterminado. De acordo com...

Stênio Garcia pega Covid após desobedecer a esposa: “Estou muito mal”

Stênio Garcia pegou Covid após desobedecer a esposa, Marilene Saade, e não usar máscara para impedir a infecção pelo novo coronavírus. O ator de...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis