Carregando...

Estados Unidos declara emergência de saúde após diversos casos da varíola dos macacos

Em todo o país, os estados de Illinois, Califórnia e Nova York já emitiram alertas em relação ao surto da doença, já que quase metade dos casos estão nesses estados. 

Por Renata Nicolli

- Anúncio -

Nesta quinta-feira (4), os Estados Unidos declarou emergência de saúde pública após o surto de casos de varíola dos macacos tomar conta do país. 

Segundo Xavier Becerra, secretário de Saúde e Serviços Humanos, o país está preparado para elevar a resposta ao vírus.

- Anúncio -

“Instamos todos os americanos a levar a sério a varíola do macaco e assumir a responsabilidade de nos ajudar a enfrentar este vírus”, disse o secretário.

Ao adotar a medida, de acordo com o New York Times, os governos receberão dinheiro de fundos de emergência, podendo assim contratar mais pessoas e agilizar a vacinação e o tratamento da doença.

Destaques sobre *** por e-mail

Qual é a situação dos Estados Unidos em relação a varíola dos macacos?

Ao todo, os Estados Unidos já possui cerca de 5,8 mil pessoas infectadas pela varíola dos macacos

Até o momento, o país possui 550 mil doses de vacinas, enquanto 1,6 milhão de indivíduos são considerados altamente vulneráveis ao vírus.

Dessa maneira, os EUA precisou agir rápido para aumentar suas estratégias para combater o vírus, principalmente no que diz respeito à testagem e acesso ao tratamento

Em todo o país, os estados de Illinois, Califórnia e Nova York já emitiram alertas em relação ao surto da doença, já que quase metade dos casos estão nesses estados. 

A partir da declaração de emergência de saúde pública, todos os trabalhadores vão poder aplicar a vacina contra a doença.

Emergência global

Desde o dia 23 de julho, a varíola dos macacos foi declarada como uma ‘emergência de saúde global’ pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A decisão se deu após o vírus infectar pelo menos 70 países mundo afora.

Devido a situação no mundo todo, a declaração de uma emergência ajuda as autoridades a terem um maior investimento no tratamento da monkeypox, além de auxiliar na luta por vacinas, que estão em falta.

No geral, de uma maneira básica, a ‘emergência de saúde global’ faz com que as agências sanitárias sejam obrigadas a aumentar as medidas preventivas.

Entenda o que é a doença

Você já ouviu falar em varíola dos macacos? A doença foi descoberta pela primeira vez em 1958, e o primeiro caso em um ser humano foi em 1970, na República Democrática do Congo. Apesar do nome, a doença não é transmitida pelos macacos, mas foi identificada pela primeira vez nesses animais.

De acordo com estudiosos, a varíola dos macacos é causada pelo vírus da varíola símia, que está estruturalmente relacionado com o vírus da varíola. Entretanto, essa variação é geralmente mais leve.

Os sintomas da doença começam a surgir entre 1 a 3 dias após a contaminação, e os principais sintomas são:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Dor nas costas;
  • Calafrios;
  • Cansaço;
  • Glânglios inchados;
  • Erupções cutâneas.

Transmissão

transmissão da doença entre humanos se dá por meio do contato direto com secreções respiratórios, lesões na pele, fluidos corporais, além do contato com superfícies ou objetos contaminados.

Segundo Fabiano dos Anjos Martins,  diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), o vírus entra no organismo por meio do contato com as lesões.

“INDEPENDENTEMENTE DO TIPO DE LESÃO, POIS TODAS AS FORMAS SÃO POTENCIALMENTE TRANSMISSÍVEIS”, RESSALTA.

Veja abaixo todas as possíveis formas de transmissão da varíola dos macacos:

  • Por contato com o vírus com um animal, pessoa ou materiais infectados – mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou uso de produtos feitos de animais infectados;
  • De pessoa para pessoa através do contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada e durante o contato íntimo;
  • Materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;
  • Da mãe para o feto através da placenta;
  • Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;
  • Pela saliva.

Prevenção

Para se proteger, as autoridades de saúde recomendam o uso de máscarasdistanciamento e a higienização das mãos, protocolo muito parecido ao indicado para conter a covid-19.

No entanto, em caso de diagnóstico é importante que os pacientes fiquem em isolamento em um local com boa ventilação natural, e que todas as pessoas que tiverem contato com ele usem máscara de proteção cirúrgica protegendo a boca e o nariz.

Indivíduos contaminados devem higienizar as mãos constantemente, e não devem compartilhar alimentos, talheres, pratos, copos ou roupas de cama.

Vacina contra a varíola dos macacos deve chegar entre o terceiro e quarto trimestre de 2022

Em entrevista à jornalista Larissa Alvarenga, do Metrópoles, Arnaldo Medeiros disse que a expectativa é que as doses da vacina cheguem ao Brasil entre o terceiro e o quarto trimestre de 2022, mais provavelmente a partir de agosto.

Entretanto, Medeiros acrescentou que a OMS não deve recomendar que a vacina contra a varíola dos macacos seja aplicada em massa. Inicialmente, o governo pretende imunizar os profissionais de saúde, principalmente os trabalhadores de laboratórios de diagnóstico que possuem mais contato com amostras contaminadas.

Ao suspeitar da doença, o secretário aproveitou para enfatizar que o indivíduo deve procurar uma unidade médica para fazer um exame RT-PCR.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Médicos retiram 62 colheres do estômago de paciente

Médicos de um hospital privado em Muzaffarnagar, na Índia, retiraram 62 colheres do estômago de um paciente de 32 anos, que precisou passar por...

Larissa Manoela é diagnosticada com síndrome do ovário policístico

Nesta terça-feira (20), a atriz Larissa Manoela revelou ter sido diagnosticada com síndrome do ovário policístico, um distúrbio capaz de mudar o processo normal...

Influenciador Carlinhos Maia anuncia afastamento das redes sociais

O influenciador Carlinhos Maia, de 31 anos, anunciou neste sábado (17) que irá se afastar das redes sociais por tempo indeterminado. De acordo com...

Stênio Garcia pega Covid após desobedecer a esposa: “Estou muito mal”

Stênio Garcia pegou Covid após desobedecer a esposa, Marilene Saade, e não usar máscara para impedir a infecção pelo novo coronavírus. O ator de...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis