Durante essa quarta-feira (16), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que uma empresa da Rússia havia demonstrado interesse em financiar a construção da usina nuclear chamada de Angra 3 que está sendo construída no Rio de Janeiro (RJ). A declaração do ministro veio diretamente de Moscou e ele é um dos integrantes que devem ser responsáveis pela integração da comitiva de Jair Bolsonaro que viajou para Moscou durante a última periferia (15).
Ao todo, é estimado que três jornalistas, inclusive do SBT, tenham ido na comitiva No entanto, todos eles acabaram testando positivo para o vírus da Covid-19 e devem ficar de isolamento. O encontro com Putin já havia começado durante a manhã e também contou com uma homenagem a grupos comunistas que lutaram contra os nazistas pela Rússia, no qual Bolsonaro teve que assistir em silêncio com a mão no peito.
Rússia
De acordo com o ministro, é estimado que a usina nuclear entre em operação somente durante o ano de 2026 devido ao fato de que está recebendo apenas alguns financiamentos no atual momento. Na reunião com os russos, também se abordou sobre a possibilidade do Brasil ter acesso a fertilizantes e outros itens que podem ser de escala positiva principalmente para os grupos de agricultores que estão enfrentando a estiagem como é o caso do Rio Grande do Sul em que cerca de 399 cidades decretaram estado de emergência.
A Rússia está vendo no Brasil um contrato de longa duração que vinha sendo negociado desde o ano de 2021.
