Durante essa quarta-feira (16), ao menos 3 jornalistas que foram com Jair Bolsonaro para a Rússia testaram positivo para o vírus da Covid-19 sendo eles Sérgio Utsch, do SBT; Igor Gielow, da Folha; e Sérgio Gabriel, da Band. Quando a equipe chegou ao hotel em que deveria ficar, tiveram que ser testados contra o vírus para saber se algum deles corria o risco de transmitir a doença para os russos. Inclusive, o presidente da República teve que fazer o teste.
Covid-19 e testes
Vale salientar que antes mesmo de ir para Moscou, era necessário que todos eles apresentassem um teste a cada dia, sendo no dia 12, sábado, 14, na segunda e na terça-feira (15). Deste modo, o Serviço Federal de Supervisão na área de Direitos de Consumidor e Bem-Estar de Pessoas (Rospotrebnadzor) orientou os profissionais que eles devem minimizar o máximo de contato enquanto estiverem a estadia em outro país ao mesmo tempo em que devem fazer o uso de máscaras e álcool em gel. Ao entrar em contato com um médico, deve-se sempre seguir as orientações que são fornecidas pelos especialistas.
Foi informado que todos os profissionais que restarem positivo para a variante ou a Covid-91 na Rússia, terão que fazer a quarentena no país de origem. Atualmente, o tempo de espera para a quarentena está sendo de apenas 5 dias, o que durante o ano passado chegava a 15 dias de folga.
Bolsonaro foi para a Rússia durante a última terça-feira (15), para discutir com Putin sobre segurança e economia.
