Durante as últimas 24 horas, o Brasil enfrentou a faixa de 151 novas mortes, totalizando a somatória de 621 mil nestes dois últimos anos. Em relação ao número de casos da Covid-19 neste mesmo tempo, pode-se citar a soma de 23 milhões deles. E, durante essa última segunda-feira (17), houve um novo recorde para comemorar: a Covax e a ONU aplicaram a bilionésima dose da vacina.
No país, ao menos 78% de toda a população foi vacinada com a primeira dose. Em suma, 68% de todos os brasileiros tomaram a segunda e apenas 15,5% tomaram a terceira, que também é chamada como dose de reforço e deve ser aplicada ao menos 4 meses depois da segunda. Considera-se como vacinação incompleta todos os grupos que teriam que tomar a terceira dose mas ainda não fizeram a aplicação.
De acordo com a ONU, Organização das Nações Unidas, até o dia 13 de Janeiro de 2022 ao menos 194 países já haviam negociado as vacinas do vírus. No entanto, alguns ainda estão com o trajeto bastante lento visto que ao menos 34 vacinaram apenas 10% da população ao menos. O Brasil, que até pouco tempo não contava com plano de vacinação, vem agilizando o processo para que as crianças de 05 até 11 anos, que estão sendo vacinadas a partir de 17 de janeiro, consigam voltar às aulas sem que sejam prejudicadas devido ao contágio.
Até o dia 24 de Fevereiro de 2021, a Covax argumenta que já havia distribuído ao menos 600 mil doses da vacina e que desde então, esse número foi aumentando de forma bastante expressiva.
