Carregando...

158 kg de moedas são retirados das Cataratas do Iguaçu; assista!

Os turistas querem fazer um pedido, mas acabam causando um problema ambiental

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

Cento e cinquenta e oito quilos de moedas foram retirados das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná, nesta segunda-feira (5). A ação, que contou com a participação de voluntários e equipes do Parque Nacional do Iguaçu, faz parte da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. (Assista abaixo)

De acordo com a assessoria do parque, as moedas encontradas eram de cerca de 40 países e a maioria já estava em processo de corrosão. Aquelas que ainda possuem valor alcançam aproximadamente R$ 3 mil, que serão destinados a uma ação ambiental do parque. 

- Anúncio -

A limpeza no rio Iguaçu ocorreu em um trecho próximo à passarela das Cataratas, local onde muitos turistas costumam jogar moedas como forma de pedir a realização de desejos

Vale destacar que é proibido arremessar qualquer coisa na água, mas muitas pessoas insistem em jogar as moedas e acabam causando um problema ambiental. Isso porque ao se dissolverem, elas liberam metais pesados como níquel e cobre na água e, além da contaminação, também podem ser confundidas com presas por peixes e aves. 

Destaques sobre *** por e-mail

A retirada das moedas no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu só foi possível devido a baixa vazão do rio. Normalmente, a vazão é de 1,5 milhão de litros por segundo, mas nesta segunda está em 466 mil litros de água por segundo.

Veja um vídeo da ação:

A programação do Parque Nacional do Iguaçu em referência ao Dia Nacional do Meio Ambiente se estende até o próximo dia 11. Entre as atividades previstas, está o plantio de 84 mudas de árvores nativas às margens do parque, em Capanema, no sudoeste do Paraná. 

Em outubro de 2022, um turista canadense morreu ao se desequilibrar e cair nas Cataratas do Iguaçu. A suspeita é que o acidente aconteceu quanto ele tentava tirar uma selfie no local. 

De acordo com testemunhas, o homem de 60 anos teria subido no corrimão de proteção e logo em seguida caído nas águas, na altura do Mirante do Salto Bosetti, uma das quedas das Cataratas no lado argentino, desaparecendo logo em seguida.

Foram mais de 24 horas de buscas até que o corpo do turista canadense fosse encontrado nas Cataratas do Iguaçu. O homem foi localizado perto da ponte Tancredo Neves, que liga Puerto Iguazú, na Argentina, com Foz do Iguaçu, no Brasil.

Em março deste ano, outra tragédia atingiu o ponto turístico, dessa vez do lado brasileiro. O delegado Vanderson Gurgel Batista, de 38 anos, morreu após ser encontrado baleado em um banheiro do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

De acordo com a administração do Parque Nacional do Iguaçu, ele foi encontrado com um tiro na cabeça, caído no chão, após testemunhas ouvirem um disparo de arma de fogo.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Idoso de 77 anos é morto dentro de delegacia de Itaim Paulista

Um idoso de 77 anos foi morto por um policial militar dentro de uma delegacia da Polícia Civil em Itaim Paulista, na Zona Leste...

Pedreiro é preso por roubar e estuprar médica em BH

Um pedreiro de 36 anos foi preso por suspeita de roubar e estuprar uma médica de 28 anos dentro do apartamento dela no bairro...

Tragédia no Forró: cantor Darlyn Morais morre após ser picada por aranha

O cantor Darlyn Morais, de 28 anos, morreu na segunda-feira (06) após ser picado por uma aranha. O artista estava internado no Hospital Geral...

Jovem que filmou a própria morte disse que iria terminar o namoro

A jovem Ielly Gabriele Alves, de 23 anos, que filmou a própria morte em Jataí, no sudoeste de Goiás, na noite do último sábado...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis