Carregando...

Enchente nas Cataratas do Iguaçu arranca passarela; veja vídeos!

As quedas registram, nesta segunda-feira (30), o terceiro maior volume de água dos últimos 40 anos

Por Caroline Berticelli

- Anúncio -

A enchente nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná,  fez a vazão das quedas chegar a 24,2 milhões de litros de água por segundo, o terceiro maior volume nos últimos 40 anos, na manhã desta segunda-feira (30). (Veja vídeos abaixo)

Um dia antes, às 15h de domingo (29), a vazão estava em 18,6 milhões de litros por segundo e no sábado (28) em 7,7 milhões. A vazão normal nas Cataratas do Iguaçu  é de 1,5 milhão de litros de água por segundo.

- Anúncio -

De acordo com a Urbia Cataratas, concessionária que administra a gestão turística do Parque Nacional do Iguaçu, as outras duas maiores vazões nas quedas d’água ocorreram em outras enchentes nas Cataratas do Iguaçu nos anos de:

  • 2014 com  46,3 milhões de litros de água por segundo;
  • 1983 com  35 milhões de litros por segundo. 

Na manhã de domingo (29), a passarela mais próxima às quedas das Cataratas, que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo, foi interditada para visitantes temporariamente. 

Destaques sobre *** por e-mail

Enquanto do lado brasileiro, as grades da passarela foram retiradas por técnicos como parte do protocolo de segurança, do lado argentino parte da passarela foi levada pela água: cinco trechos de 12 metros do circuito Garganta do Diabo na Argentina acabaram destruídos. 

Vídeos da enchente na Cataratas do Iguaçu:

Cheia no Rio Iguaçu

A enchente nas Cataratas do Iguaçu é, na verdade, consequência da enchente no Rio Iguaçu que forma as quedas d’água. A região sul do Brasil foi atingida por fortes chuvas nas últimas semanas e toda região banhada pelo rio registra alagamentos em torno do seu curso. 

No último fim de semana, temporais no Paraná deixaram várias cidades sem  fornecimento de energia elétrica e água. O Governo do Estado divulgou, na manhã desta segunda-feira, que as microrregiões de Francisco Beltrão, Campo Mourão e Guarapuava.

Também nesta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de perigo para tempestades na região. Mais de mil municípios entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão sob risco. 

Segundo o Inmet, o volume alto de água na região de Foz do Iguaçu e também nas Cataratas do Iguaçu deve continuar ao longo da semana. A previsão é que pare de chover apenas na sexta-feira (3).

Em outubro de 2022, um turista canadense morreu ao se desequilibrar e cair nas Cataratas do Iguaçu no lado argentino. A suspeita é que o acidente aconteceu quanto ele tentava tirar uma selfie no local.

De acordo com testemunhas, o homem de 60 anos teria subido no corrimão de proteção e logo em seguida caído nas águas, na altura do Mirante do Salto Bosetti, uma das quedas, desaparecendo logo em seguida.

- Anúncio -

Últimas Notícias de Hoje

- Anúncio -

Notícias Relacionadas

Idoso de 77 anos é morto dentro de delegacia de Itaim Paulista

Um idoso de 77 anos foi morto por um policial militar dentro de uma delegacia da Polícia Civil em Itaim Paulista, na Zona Leste...

Pedreiro é preso por roubar e estuprar médica em BH

Um pedreiro de 36 anos foi preso por suspeita de roubar e estuprar uma médica de 28 anos dentro do apartamento dela no bairro...

Tragédia no Forró: cantor Darlyn Morais morre após ser picada por aranha

O cantor Darlyn Morais, de 28 anos, morreu na segunda-feira (06) após ser picado por uma aranha. O artista estava internado no Hospital Geral...

Jovem que filmou a própria morte disse que iria terminar o namoro

A jovem Ielly Gabriele Alves, de 23 anos, que filmou a própria morte em Jataí, no sudoeste de Goiás, na noite do último sábado...
×
×
App O Trabalhador
Baixe o App Jornal Social
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis